Algumas considerações sobre o sofrimento do cristão do ponto de vista da Palavra do Senhor em 1 Pedro 4:12-19
Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho estivesse acontecendo.
1) Um fogo que surge para provar: parece que nos não deveríamos passar por isso.
Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.
2) algo mais inacreditável ainda: provação deve ser aceita com alegria.
Por dois motivos: a) através da provação nós tornamos participantes dos sofrimentos de Cristo. b) quando a gloria for revelada, ou seja, na volta de Jesus, iremos exultar com grande alegria! Talvez essa exultação não aconteça de imediato, mas se eu tenho a esperança da glória, a esperança da vida eterna então tenho tudo!
Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês
3) Sofrer como cristão é motivo de alegria. Porque? Por causa do Espírito de Deus, significa que Ele está repousando (descansando) sobre nós. Deus trabalha mesmo quando descansa!
Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios.
4) sofre por causa de consequências de pecado é vergonhoso.
Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.
5) mas o sofrimento do cristão, provado pelo fogo é o momento de maior honra e glorificação do nome do Senhor.
Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?
6) a provação também traz em si o juízo de Deus sobre a Igreja dele. Que não começará nos últimos dias pelos ímpios, mas no Corpo.
O Corpo será testado e provado pelo fogo.
E, “se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador?” Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar sua vida ao seu fiel Criador e praticar o bem. (1 Pedro 4:12-19 NVI)
7) O sofrimento deve ser de acordo com a vontade de Deus, de acordo com o ensinamento dessa Palavra, não por pecado, ou consequência dele. Se sofro assim, a única coisa ou a melhor coisa a fazer é confiar totalmente Nele e praticar o bem!
Praticar o bem no final, sempre passa desapercebido. Sofrer pode se tornar uma grande fonte de tentação para destruir pessoas ou a si mesmo. Para que o processo de Deus seja completo devemos continuar na prática do bem, ou seja, vida de adoração, amor e unidade! Aleluia!