PALAVRA PASTORAL


Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.
Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça. GN 15:1-6

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12:1-2


Certo dia, Deus chamou a Abraão, o levou para fora e lhe disse: “Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência” (Gênesis 15:5).
Abraão estava em um momento crucial. Havia obedecido a ordem de Deus em sair da sua parentela, ir para uma terra distante, onde recebeu a promessa de uma grande descendência. Mas, até o momento sua situação era: um homem idoso, casado com uma mulher idosa e estéril. O que esperar?
Deus não é homem para que minta! Ele havia feito uma promessa e não deixaria de cumprir. Mas, era necessário que Abraão ampliasse sua visão. Por isso, Deus o manda sair da sua tenda e olhar para a amplidão dos céus e o fez contar as estrelas. Ele comparou o número de estrelas à posteridade de Abraão.
Porque Deus mandou Abraao contar as estrelas?
Abraão precisava ver do jeito de Deus.
Sua imaginação não estava ajudando.
Ele estava desmotivado, aflito e perguntando a Deus quando iria chegar a sua vez.
Para ampliar a visão de Abrãao, Deus o fez olhar para o alto.
Tempos depois de Abrão, o salmista declarou: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Salmos 121:1-2.
Olhar para o Alto: 
"Das alturas estendeu a mão e me segurou; tirou-me de águas profundas.2 Samuel 22:17

por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente Lucas 1:78

Olhe para os céus e veja ...Jó 35:5

Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste.João 11:41

Olhar para o Alto significa contemplar a presença de Deus, reconhecendo Seu poder, suas dádivas, sabendo que o nosso socorro vem de Deus!
Ampliar a visão significa ver primeiramente o Senhor, assentado no Seu trono de glória e verdade! Como Isaias que ao contemplar o Senhor reconheceu seus pecados e adorou a Deus!

Ampliar a visão significa uma mudança de atitude!
“A atitude é um sentimento intimo que se manifesta em nosso comportamento. É por isso que uma atitude pode ser vista sem que uma palavra seja dita. Todos nós já notamos o “beiçinho” daquele que vive em auto-piedade, ou o beição do mal-humorado, o queixo-duro do arrogante. De todas as coisas que usamos, a nossa expressão é a mais importante. Como as atitudes são geralmente manifestadas por nossa linguagem corporal e pelo olhar em nossa face, elas podem ser contagiantes. As vezes, uma atitude pode ser mascarada externamente, e os que nos veem são enganados. Geralmente, porém o disfarce não dura muito. Há um esforço constante, enquanto a atitude tenta revelar a sua face” John Maxwell
Ampliar a visão nos faz pensar que precisamos ter uma atitude de avião!
Avião tem atitude? Sim.
Na aviação, a atitude do avião é a posição da aeronave em relação à linha do horizonte.
Quando está subindo tem uma atitude nariz em pé, porque o nariz da aeronave está acima da linha do horizonte. Ao descer, o nariz está baixo.
Os pilotos se interessam pela atitude do avião porque isso indica sua performance.
Ao elevar o nariz da aeronave ela irá mudar seu desempenho. Começara a subir, mas perderá velocidade. Mudando a atitude, muda-se o desempenho.
Deus quer que você eleve sua atitude!
“O resultado de uma mente renovada ou uma atitude mudada, é provar e cumprir a vontade de Deus” (John Maxwell):
“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Olhar para o Alto, alarga nossa visão e ampliar as possibilidades de Deus para nós! Ao contar estrelas Abraão estava recebendo uma razão específica para lutar. Muitos de nós temos definhado debaixo de uma visão mesquinha acerca de Deus e de nós mesmos.
Jesus afirmou: “Tudo é possível para aquele que crê" (Marcos 9:23). Para viver esta palavra é necessário ampliar a visão.
Como? É enxergar da maneira de Deus, sendo transformados pela Sua Palavra. A visão de Deus nos tira do nosso lugar de conforto e gera em nós um crescimento continuo.
A visão ampliada nos levará a sonhar mais alto. Sonhar mais alto significa sonhar os sonhos de Deus, com Seu propósito! Precisamos ter sonhos para a família, no ministério e na vida profissional
O que vamos colher no futuro depende da visão que temos hoje.
Nada é tão desafiador quanto contar estrelas.
As vezes perdemos a velocidade. Isso não significa que algo está errado, significa somente que estamos voando mais alto!!!
Deus nos manda contar as estrelas para sermos desafiados para coisas maiores.
Ampliar a visão nos levará a persistir, resistir as dificuldades e não estremecer diante dos desafios.
Abraão tinha um sonho! E porque tinha um sonho, Deus lhe deu uma promessa!
Mas o sonho de Abraão era pequeno, ele queria somente um filho. Mas como ele creu, Deus lhe deu a honra de ser pai de multidões!
Amplie sua visão, porque os sonhos de Deus são muito mais elevados que seus sonhos!
Em 2013, Deus quer cumprir em sua vida essa palavra: “Nada vos será impossível" (Mateus 17:20). Deus lhe desafia a viver esse novo tempo, ampliando a visão para subir mais alto! Deus lhe abençõe!


*A Pra. Maria de Fátima de O. Souza David e o Missionário Pedro Paulo M. David são casados e pais de Humberto e Ana Clara.