quarta-feira, novembro 14, 2012

As Orações de Habacuque

Habacuque é um profeta que conversa com Deus todo o tempo.
Faz perguntas, espera a resposta de Deus. Leia três momentos da oração do profeta.

1: 2 – Até quando, Senhor...
• Quem nunca fez esta pergunta?
• Expressa angústia, dor e grande ansiedade.
• Desejo pela resposta à oração, como se Deus houvesse “perdido o ônibus”, ou, “Deus não vês, que o tempo já passou e o Senhor não me respondeu?”
• Habacuque contemplava o povo de Deus e não via nenhum arrependimento, somente injustiça e maldade, por isso pergunta até quando, Senhor?
• Deus responde que enviaria os caldeus, um povo muito mau, e dessa forma, exerceria seu juízo sobre a nação de Judá.
• Muitas vezes não conseguimos compreender como Deus pode usar como ruins para acertar situações as quais não temos nenhum controle.
• Nem sempre a resposta que achamos que a melhor, será a que Deus irá usar, muitas vezes, Deus permitirá situações onde somos levados ao nosso limite e Ele então como Sua sabedoria e poder infinito, mudará o que não somos capazes de fazer!

3:2 – Estou alarmado, aviva a tua obra...
• “Ó Deus Eterno, ouvi falar do que tens feito e estou cheio de temor. Faze agora em nosso tempo, as coisas maravilhosas que fizeste no passado, para que nós também as vejamos. Mesmo que estejas irado, tem compaixão de nós”. BLH
• Expressa reconhecimento, confissão e clemência.
• Confissão do medo, dos erros cometidos pelo povo (arrogância, orgulho...)
• Reconhecimento do grande poder de Deus, que agiu com braço forte no passado e que pode agir assim no presente.
• Clemência pela misericórdia e compaixão do Deus único.

3:17-19 – Ainda que não haja fruto...todavia, eu me alegro no Senhor...
Habacuque expressa toda a sua confiança no cuidado de Deus! Ainda que eu não entenda, ainda que eu não veja, mas eu confio em Ti!!!
• Esperança e certeza do cuidado e provisão de Deus.
• Fé: mesmo que não veja nada acontecendo continuarei a engrandecer o Senhor.
• Adoração que nasce da fornalha da aflição: Deus da minha salvação, o Senhor é a minha fortaleza e sustentador.
O profeta termina sua oração em paz: “Antes ele estava perplexo; agora está em paz. Antes, sentia-se com medo; agora tem fé no futuro que Deus planejou. Qual foi a única coisa que mudou? Sua perspectiva!” J. Maxwell
Da mesma forma eu e você podemos crer e descansar no Senhor!

Nenhum comentário: