segunda-feira, janeiro 01, 2007

2007 - O Ano dos Redimidos

Redenção significa a libertação de um escravo mediante pagamento. No Antigo Testamento encontramos a palavra Goel para redentor. Literalmente o “vingador de sangue”, aquele que poderia resgatar, pagando uma soma em dinheiro, de quem tivesse adquirido, os bens, e as pessoas de seus parentes mais próximos; também poderia resgatar o sangue de seu parente, derramando o sangue assassino.
No Novo Testamento, a palavra era usada, no grego clássico para descrever a ação de um amo ao resgatar um escravo que caíra prisioneiro. Redenção é a libertação garantida mediante o pagamento de um resgate.
Isaías nos lembra do redentor como o “vingador de sangue”, que vem dar a retribuição ao homicida. Deus toma vingança por nós, ou seja, Ele se torna o responsável pela nossa liberdade, dignidade e honra: “Porque o dia da vingança me estava no coração, e o ano dos redimidos é chegado”. Is 63.4; “... a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes” Is 61.2.
A afirmação de Isaías ao “ano aceitável do Senhor” é uma referencia a relação existente entre redenção e o ano sabático. A palavra sábado significa “descanso”. Esse é um tema central no Antigo Testamento. Jesus também descansou, “ressuscitou no primeiro dia da semana, que para nós tornou-se o domingo. Ao vencer o poder da morte, Jesus venceu os poderes contrários ao descanso da criação de Deus, das pessoas. O trabalho incessante tende à escravidão. Domingos e sábados são ocasiões para se reativar a memória da liberdade.” (Milton Schwantes).
O ano sabático era o ano de descanso da terra: “Seis anos semearás o teu campo, e seis anos poderás a tua vinha, e colherás os seus frutos. Porém, no sétimo ano, haverá sábado de descanso solene para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo, e nem podarás a tua vinha” Lv 25.3,4. No sétimo ano não há plantio, mas ainda assim os frutos são colhidos. E os “pobres do teu povo achem o que comer” (Ex 23.10-11).
O Espírito Santo falou ao meu coração que o ano de 2007 seria o ano da redenção. Como igreja temos a oportunidade de mostrar a cidade de Guarapari que Jesus é o Redentor da humanidade. É Ele que nos comprou com preço de seu próprio sangue das mãos de Satanás. Legalmente Jesus tem direito sobre a vida humana. Mas, esse ano é o sétimo ano! Ano sabático, onde devemos descansar no Senhor e aprendermos a depender dele! A colheita continuará, porque a “terra” continuará dando seus frutos, mas iremos aprender a depender mais de Deus, a perdoar as dividas e a compartilhar.
Que seu ano seja marcado pela conversão dos seus familiares, amigos e que em sua vida você possa experimentar a provisão de Deus e, assim espalhar as sementes da misericórdia e perdão.
Feliz 2007!

Nenhum comentário: