sexta-feira, dezembro 01, 2006

Jamais seremos os mesmos se estivermos com Jesus!

Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. At 4.13

Pedro e João foram levados ao Sinédrio, que era um grupo de autoridades de Jerusalém, sacerdotes, sumo-sacerdotes, pessoas que mantinham o poder no templo e tinham uma guarda especial. Funcionavam como um tribunal religioso, mas que podiam encaminhar casos (como o de Jesus) para o tribunal romano. Aquelas autoridades viram a intrepidez dos apostolos, apesar de serem iletrados e indoutos (literalmente: hsitantes na instrução) e reconheceram que haviam estado com Jesus.
Vale a pena relembrar quem era Pedro e João. Pedro é aquele que negou a Jesus. Era valente, mas na hora que Jesus estava passando pelo momento mais difícil não teve coragem de se aproximar, ficou ao longe e quando questionado mentiu dizendo que não o conhecia. E isso por três vezes.
João assim como os outros discípulos, quando Jesus foi preso também não ficou para ver o que iria acontecer, diz a Palavra que todos o abandonaram. João, no período do ministério de Jesus, demonstrou ser um intolerante, intransigente. Lucas conta que quando os samaritanos não permitiram que Jesus entrasse na aldeia, ele e seu irmão Tiago, perguntaram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? ” (Lc 9.54). Jesus respondeu a eles que eles não sabiam de que espírito eram, Jesus não veio para destruir, mas para dar vida. Em outro momento ele e seu irmão Tiago, queriam assumir uma posição mais importante, sentar a direita ou a esquerda de Jesus, quando este inaugurasse seu reino. Como diriam, nossos adolescentes,
João "se achava"! Na verdade, sua intolerância demonstrava sua fraqueza. Todo intolerante no fundo é um grande inseguro.
Era esses dois homens Pedro e João que deixaram admirados os doutores da Lei, os integrantes da CPI. Eram pessoas simples, mas demonstraram intrepidez. Esta palavra significa o mesmo que ousadia, coragem, galhardia, arrojo, audácia. A pessoa ousada lhe falta temor; mas tem ânimo, coragem, Demonstra segurança, certeza, confiança, autoconfiança, convicção, firmeza, franqueza, sinceridade. A conclusão dos doutores é que eles haviam estado com Jesus!
Esse texto nos ensina que não importa quem fui, importa ser nascido de novo!
Se você nasceu de novo, o pecado não mais tem domínio sobre você!
Se você nasceu de novo, é nova criatura, novo caráter, o pensar já não será o mesmo.
Se você nasceu de novo, precisa tomar posse de tudo o que Jesus já conquistou na cruz por nós.
Não importa se sou doutor, graduado, especialista, o que importa é ter a ousadia do Espírito Santo! A unção do Espírito traz a ousadia. Os discípulos medrosos e inseguros foram tão tocados pela unção do Espírito que falavam com autoridade do nome do Senhor. O desanimo foi embora! O medo foi embora! A inércia foi embora! A intolerância foi embora! O que importava agora era anunciar que não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos! At 4.12
As pessoas somente perceberão que estivemos com Jesus se tivermos ousadia no Espírito Santo!
Intrepidez não é somente uma forma de falar com convicção, é mais do que isso. É uma segurança e confiança e dependência total de Deus! Essa ousadia é que demonstrará ao mundo que Jesus é nosso amigo pessoal, que estivemos com Ele!

Pastora Fátima

Nenhum comentário: