domingo, dezembro 03, 2006

Quem é Jesus? I Parte

Algum tempo atrás uma charge sobre Maomé, colocou o mundo mulçumano em pé de guerra com a Europa. Fazer piada sobre religião no Ocidente não é crime. É constrangedor, mas não é crime. Tenho ouvido algumas piadas acerca de Jesus, algumas são indecentes. Também temos visto teorias acerca de uma trama da igreja cristã para esconder descendentes de Jesus com Maria Madalena. O livro Código da Vinci aborda essa tese. Além da mídia, a própria teologia contemporânea (não são todas, é claro!), relativizam o papel de Jesus no mundo plural que vivemos. Afirmam ser Jesus, não mais a verdade, mas uma verdade, assim como Maomé, Buda, etc. Mas quem é o Jesus que a Bíblia revela?
O apóstolo João, em seu evangelho afirma: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens" (Jo 1.1-4). Esse texto nos conta três características de Jesus, as quais revelam sua divindade. A primeira delas é que Jesus é eterno!
João afirma que Ele estava no principio. A expressão “no princípio” nos remete a Gn 1.1, nos fala acerca da eternidade de Deus. A palavra eterno significa literalmente “longo tempo”. A eternidade não faz parte da linguagem cientifica. A ciência trabalha com métodos e aferições, o termo eternidade é abstrato demais para ser averiguado, na verdade significa um tempo sem fim.
No AT falar em Eterno estava-se falando de Deus. A eternidade é um tempo que nossa mente limitada não consegue conceber até ser participante dela.
Jesus usou frequentemente essa palavra ao falar da vida que queria dar ao ser humano: a vida eterna. Não referia-se somente a um tempo o qual não se pode contar, mas da qualidade da vida, vivida ao seu lado.
Por isso, Jesus é eterno, porque estar ao seu lado é vida plena, em abundancia. Viver a vida dada por Jesus é viver não na dimensão do imediato, do que parece ser bom agora, mas que pode transformar-se em caminho de morte. Viver a vida eterna de Cristo é viver conforme Sua vontade, segundo o que Ele deseja, olhando para Ele e sendo iluminado, tendo atitudes transformadas e recebendo dele aprovação.
Continuaremos amanhã. Abraços,

Pastora Fátima

Nenhum comentário: