terça-feira, março 30, 2010

Segundo Princípio para se ter um lar seguro

DT 22:8: Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito, no eirado, para que não ponhas culpa de sangue na tua casa, se alguém de algum modo cair dela.
Deus ordenou em sua Palavra aos filhos de Israel que quem construísse uma casa, o terraço deveria ter um parapeito, evitando assim acidentes. Então, pela lei judaica a casa deveria ser um ambiente seguro. No lar ninguém deveria correr perigo.
Assim como um terraço tem quatro parapeitos acompanhando o projeto da casa, o lar deve ter quatro princípios que fazem dele um lugar seguro para se viver. Falamos ontem sobre o primeiro princípio que é o perdão, a necessidade de decidir sempre pelo perdão e reconstruir o relacionamento que foi partido. O segundo principio para um lar seguro é ter acordo.

Acordo: “Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” Amós 3:3
O lar onde não existe acordo entre seus membros é um local inseguro para se viver.
Acordo, é uma aliança, um pacto entre duas ou mais partes objetivando a realização de fins comuns.
Quando não existe acordo entre os pais, as crianças crescem em clima de desconfiança e insegurança.
Ter acordo com o outro não é querer exatamente o que o outro quer, mas é compreender que é possível chegar a um ponto comum, onde ambas as partes ficarão satisfeitas. Se uma das partes envolvidas não ficar satisfeita, abrirá mão para que se alcance o fim desejado!
Filhos devem compreender que existe o que é “negociável” e o “inegociável”.
Existem lares onde um deseja o sul e o outro o norte. Não é somente entre marido e esposa, mas também entre pais e filhos. O que fazer?
Acredito na necessidade de estabelecermos uma aliança com Deus. O Deus no qual cremos é um Deus que faz aliança. Desde o início, lá no Jardim do Éden, Ele estabeleceu a primeira aliança com o homem, e continuou a fazê-la ao longo da história da humanidade.
Hoje não é diferente, Ele continua a estabelecê-la. Assim, quando cada um de nós estabelece uma aliança com Deus, Ele envia sobre nós a presença do Espírito Santo.
É o Espírito Santo que traz sobre nós o que a Bíblia chama de fruto do Espírito, uma mudança de vida, de caráter, que nos torna mais semelhantes a Jesus: esses frutos são amor, bondade, paciência, domínio próprio, mansidão e outros.
Para se ter um lar em harmonia, em acordo, a primeira aliança, o primeiro acordo que precisamos é ter uma aliança com Deus.
Se você já fez uma aliança com Deus e ainda sim, percebe um grande desacordo na família. É o momento de arregaçar as mangas e começar a trabalhar sério, para que seu lar seja transformado. De que maneira?
Oração e jejum, para que todo espírito maligno seja afastado da sua vida e de sua família.
Aprender a se comunicar. Muitas vezes falamos coisas certas, de maneira errada, com ira, grosseria, menosprezando a outra pessoa. Isso gera desacordo, quebra de aliança.
Preciso aprender a olhar as situações de diversos ângulos, para ver como meu marido está vendo a situação, como meu filho vê, como minha esposa está vendo isso, o que está sentindo...
Sem acordo o lar não subsiste. Pense nisso e veja o sobrenatural acontecer. Amanhã, prosseguiremos com o terceiro princípio!

Nenhum comentário: