segunda-feira, março 18, 2013

FALAR OU TER O QUE FALAR


É bem possível que assim como eu, de vez em quando, você ouça a seguinte pergunta: "Qual a sua opinião?". Somos chamados a opinar, dizer o que pensamos acerca de diversos assuntos, desde uma decisão do governo a assuntos familiares, comportamentos, espiritualidade. Nossas opiniões estão relacionadas com nossas crenças e são criadas a partir do agrupamento de informações que recebemos e suas interpretações.

E isso me parece muito mais sério do que pensamos. "Ter o que falar" é muito mais importante do que “falar”. A Bíblia afirma: "Você já viu alguém que se precipita no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele" Provérbios 29:20. Aqui temos uma condenação do falar precipitado. Em outro texto o sábio afirma: "Quem tem conhecimento é comedido no falar". Provérbios 17:27.

Muitos relacionamentos e famílias estão sendo destruídos por falta de "ter o que dizer". "Ter o que dizer" significa falar o que é necessário, de forma justa, amorosa, gentil, sem ser precipitado ou leviano. Além disso, nossas palavras devem expressar a nossa prática de vida e caráter.

Jesus falou seriamente sobre a consequência do que falamos: "Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado". Mateus 12:37. Isso significa que Deus conhece cada palavra que sai dos nossos lábios! E você? Será absolvido ou condenado diante de Deus? O que você diz vale a pena escutar? Pense nisso!

Nenhum comentário: