terça-feira, agosto 03, 2010

O Barro e o Oleiro


O profeta Jeremias recebeu uma palavra do Senhor, para que ele fosse à uma olaria. Lá, Jeremias viu a seguinte cena: o oleiro trabalhava em um vaso, quando ele se estragou. O oleiro então desfez aquele vaso e fez um outro, segundo bem lhe pareceu.
“Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? -diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” Jeremias 18. 6
O oleiro não trabalha com qualquer barro. Existe um trabalho de preparo do barro: deixado ao sol para secar; em seguida é levado em baldes ou caixotes para um barraco, onde é esmigalhado, peneirado e amassado com água. Depois é feito bolas de barro que irão para a roda.
Deus tem um cuidado especial com aqueles que um dia disseram sim a Ele.
Éramos somente pedaços de barro, jogados no chão da vida, pisados por Satanás, inimigos de Deus. Paulo afirma em Rm 1:28-32 uma lista de erros cometidos pelo barro longe do oleiro: “disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam, cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de deus, insolentes, arrogantes, presunçosos, inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas ,merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam”.
Talvez você não se enxergue nesta lista, mas é assim que se comporta o ser humano sem a ação do Espírito Santo. Assim se comporta aqueles que ainda não receberam o perdão de Deus.
Mas então como o oleiro que primeiramente separa o barro, Deus nos separou para uma nova vida: “Tendo sido, pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” Rm 5: 1.
Mas também é necessário nos amassar com águas do Espírito: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto disse ele com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem” Jo 7:38,39.
Você só pode entender a Palavra de Deus se o Espírito Santo lhe ensinar.
Jesus disse que é o Espírito Santo que nos convence do pecado, da justiça e do juízo.
Hoje você pode decidir o que quer ser: um pedaço de barro jogado e pisado nesse mundo ou um pedaço de barro pronto para ser modelado por Deus!

Nenhum comentário: