terça-feira, agosto 10, 2010

Um Dia de Cada Vez!

Como tem andado o seu nível de ansiedade?
A ansiedade vem se configurando como um dos grandes problemas de nossos tempos. Vida agitada, pressão, stress se somam gerando esta doença que tanto prejudica a qualidade de nossas vidas.
A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente de uma excessiva excitação do Sistema Nervoso Central.
Nosso cérebro interpreta que estamos próximos de uma situação de perigo.
Um friozinho na barriga, medo, insegurança, nó na garganta.
Quem nunca se sentiu assim?
A ansiedade é parente próxima do medo
Segundo a psiquiatria a diferença entre medo e ansiedade é que o medo existe uma situação real, um fator desencadeante, enquanto a ansiedade não é estimulado por um fato objetivo.
Os sintomas físicos da ansiedade são: taquicardia (batedeira), sudorese (suor frio), tremores, tensão muscular, aumento das secreções (urinárias e fecais) (dor de cabeça).
Veja o que a Biblia diz:
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” Fp 4.6
O texto bíblico recomenda como antídoto para a ansiedade expor nossa ansiedade diante de Deus. O texto ensina a olharmos a vida de uma forma diferente:
1) Oração e súplica.
2) Ação de graças
3) Apresentando os pedidos a Deus.
A oração nos ensina a depender de Deus.
A ação de graças nos ensina a reconhecer o agir de Deus no passado e que Ele poderoso para a agir no futuro.
Em outro texto sobre ansiedade, Jesus nos chama a observar as aves do céu: (MT 6.25,26): “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”
Em momentos de tensão observar a natureza é um remédio contra a tensão, correria e stress do dia a dia.
Jesus termina seu sermão contra a ansiedade dizendo que a cada dia basta o seu próprio mal, ou seja, viva um dia de cada vez (Mt 6.34).
Entregue suas preocupações ao Senhor e ore para que você possa viver um dia de cada vez, permitindo assim que Ele seja verdadeiramente o Deus da sua vida!

Nenhum comentário: