terça-feira, novembro 21, 2006

Restauração

O Salmo 80 nos chama atenção pela ênfase dada a restauração. Três vezes o salmista pede a restauração do seu povo:

Restaura-nos, ó Deus; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. (v.3)

Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. (v.7)

Restaura-nos, ó Senhor Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. (v.19)

Este salmo pode ser aplicado tanto ao reino do Norte quando o país foi devastado pelos assírios, quanto a Judá após a queda de Jerusalém em 586 (Jr 12:7-13) sob o poder dos Babilonios. Talvez o salmista fosse um levita refugiado em Masfa de Benjamim sob Gedalias (2 Re 25:22-23:27), espera a restauração do reino unificado (Is 49:8): Assim diz o Senhor: No tempo aceitável te ouvi, e no dia da salvação te ajudei; e te guardarei, e te darei por pacto do povo, para restaurares a terra, e lhe dares em herança as herdades assoladas.
Tinha consciência da devastação em que se encontrava seu País: estavam comendo pão de lágrimas, eram motivos de zombaria, sentiam que Deus estava indignados com eles por causa de seus pecados, os muros destruídos eram como uma casa cujos muros haviam sido destruído e os javalis e animais selvagens devastavam a plantação v. 12, 13.
A videira ou vinha era a forma como os profetas referiam-se a Israel. A vinha que foi plantada por Deus. Queimada e decepada, o cenário é de destruição. Cerca derrubada é sinal de que não houve preservação. Isso me faz lembrar do cuidado do meu pai, quando na infância o via trocar os bambus apodrecidos por bambus novos para assim preservar a cerca de bambus em volta de nossa casa.
Restaurar é repor ao primitivo estado, tornar a por em vigor, dar novo esplendor, restituir, reparar, retocar. O restauro de obras de arte é um trabalho de bastidores, minucioso e, sobretudo, invisível. Na maioria das vezes, o público que se depara com as telas de artista como Renoir, não se lembra que ver essas telas só se tornou possível graças ao trabalho de profissionais especializados, conhecidos como restauradores-conservadores, que conhecem a fundo como retocar pinturas, suturar um rasgo de tela e até mesmo resgatar antigas imagens de igreja ou um monumento histórico.
A restauração é obra de Deus em nossa vida. Somente Ele pode nos restaurar. Trazer de volta o primeiro amor, reacender a chama da paixão por Jesus. Mas, após a restauração é tarefa humana, preservar a fé. É claro que podemos contar com Sua ajuda, mas nós somos responsáveis pela preservação da vida de Deus em nós. Precisamos ter a consciência de que preservar a fé, envolve oração, busca de santidade, na renovação no Espírito, abandono de atos pecaminosos, assim poderemos dizer que estamos nos revistando do novo ser, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
Temos andado em vigilância? Tenho consciência da necessidade de manter uma vida devocional? De manter-me em comunhão com a Igreja? Espero a “cerca” cair para então buscar conserta-la? Ou tenho mantido sob um zeloso cuidado minha vida com Deus?
Desde domingo, temos falado sobre a restauração de Deus em nós. Temos sentido o mover do Espírito, mas cabe a nós continuarmos buscando a presença do Pai e deixando que Ele nos restaura continuamente.
Que Deus nos abençõe!

Pastora Fátima

Nenhum comentário: