quinta-feira, junho 10, 2010

Humildade

Se para receber a graça de Deus fosse necessário tomar uma determinada atitude você faria?
Muitos querem receber a graça de Deus ou uma benção. Mas a quem Deus dá a sua graça?
E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. I Pe 5:5
Vestir de humildade... Deus dá sua graça aos humildes.
Dificilmente vemos alguém orando por humildade. Ser humilde parece para alguns a primeira vista estar ligado à pobreza.
Não é... fazer-se de idiota ... ou de boneco sem vontade... ou viver sem opinião própria. Mas então, o que é humildade?
Bíblia: ponto de partida para o crescimento espiritual.
É mansidão; autocontrole; tratar todas as pessoas com cortesia perfeita; repreender sem rancor; debater sem intolerância; enfrentar a verdade sem ressentimento; irar sem pecar; ser manso sem ser fraco.
O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade. Pv 15: 33
a) Ser humilde é reconhecer a soberania de Deus e depender totalmente de sua graça e amor:
”Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.” Mt 26:42;
“Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”Jo 15:5
b) Ser humilde é enxergar seus próprios limites, fraquezas, e pecados, entregando-os nas mãos de Deus:
“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”Is 6:8;
“Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”.Jo15:14;
“Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.”1 Co 3:9;
“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele”.1 Jo 3:1.
c) Ser humilde é antes de tudo, servir aos/às outros/as:
“Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles. Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.Mt 20:25-28.
d) Ser humilde é tratar os/as outros/as como gostamos de ser tratados/as:
“Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.” Mt 7:2
e) Tornar-se humilde é aprender a perdoar:
“e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores” Mt 6:12;
“Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás”.Lc 17:3-4;
“Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados.” Lc 6:37,
Tenho obedecido a voz de Jesus: “Tomai sobre vós o meu jugo, e [aprendei de mim], que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas....” ? Reflita sobre isso e decida orar para que a humildade seja a caracteristica principal da sua vida em Cristo.
Deus te abençõe!

Pastora Fátima

Nenhum comentário: