terça-feira, junho 22, 2010

VENCENDO O FRACASSO


O que fazer quando fracassamos? Quando erramos e temos consciência desse erro, o que fazer?
No livro de I Samuel 12.1-7, 13, a Bíblia nos conta a história do rei Davi e do seu fracasso vergonhoso. Teve um caso com a mulher de um dos seus mais fiéis soldados, Urias. Engravidou-a. Tentou mandou Urias para casa para que esse pensasse que o bebê era seu. Como não conseguiu, mandou que seu general colocasse Urias na frente da batalha para que fosse morto. Deus então, envia o profeta Natã que denuncia o seu pecado, o confrontando com seu erro.
O que fazer quando fracassamos? O que fazer quando o que esperávamos não aconteceu? O que fazer quando nossos erros são perdoados por Deus, mas temos que lidar com as conseqüências dos nossos fracassos?
Essa historia pode nos ensinar princípios de superação do fracasso.
1. Enfrente seu erro: Davi afirmou ″Pequei contra o Senhor″ 2 Sm 12.13. Não culpou ninguém. Não culpou sua mulher e nem a amante, apenas afirmou ″pequei!″.
Aceite a responsabilidade pelo seu próprio fracasso.
Se você cometeu um erro, admita isto! Não culpe os outros. Os perdedores amam culpar a falta de sorte, a economia, o chefe, seus cônjuges, ou até mesmo Deus por seus infortúnios. Os vencedores, porém, não acusam outros e nem desculpam a si próprios quando falham. "Quem procura esconder seus pecados será sempre um fracasso/jamais prosperará. Quem confessa e abandona seus pecados será perdoado" (Provérbios 28:13).
2. Reconheça os benefícios das conseqüências do fracasso.
O Salmo 51 é a oração de confissão de Davi. Após confessar seu pecado, pede que o Senhor restitua a ele a alegria da salvação e afirma que então ensinará aos transgressores sobre os caminhos do Senhor e desta maneira os pecadores se converterão a Deus. Salmo 51.13
Sua oração foi respondida, se hoje estamos lendo essa historia e aprendendo com ela, é porque Deus usou a conseqüência do pecado de Davi para ensinar não somente a ele, mas a nós também.
O fracasso nos faz mais humildes. Impede a arrogância e a idolatria do ego.
Ela o obriga a ser mais criativo. Você passa a buscar novos caminhos.
Levi Strauss estava com um grande volume de lona para barracas e carroças encalhado, que não conseguira vender para os mineradores de ouro do Oeste dos Estados Unidos. Contudo, observou que a real necessidade desses mineradores era ter uma calça resistente às condições adversas do trabalho nas minas. Bem, o resultado é conhecido por todos: mais de 150 anos de sucesso da calça jeans.
O fracasso nos faz reavaliar o que é importante na vida. As falhas são uma das formas que Deus usa para fazer que reflitamos sobre a direção de nossas vidas.
"Um castigo severo, que nos deixa com muitas dores, ajuda a vencer o mal e limpar a mente do pecado" (Provérbios 20:30).
3. Esqueça o passado e concentre sua atenção no futuro.
Quando o filho de Davi ficou gravemente doente, ele jejuou durante todo o tempo da doença. Humilhou-se na presença de Deus, mas quando o menino morreu, levantou-se, tomou banho, ungiu-se com óleo, mudou de roupa, entrou na casa do Senhor e adorou a Deus (1 Sm 12.19-10).
O seu passado é passado! Você não pode mudá-lo, portanto, o melhor que tem a fazer é deixar de se preocupar com ele. O que pode fazer é recomeçar! Uma nova vida na presença do Pai!
"Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso." Michael Jordan
Não com orgulho, mas reconhecendo que já que não pode fazer nada pelo que se passou, fará o melhor possível pelo presente e pelo futuro.
Enfrente o fracasso, porque ele é temporário! A Palavra do Senhor afirma em Apocalipse: 21.1 que Deus faz novas todas as coisas. Isso é suficiente prá você? Por que isso é suficiente para mim.
Deus te abençõe!

Pastora Fátima

Nenhum comentário: