quarta-feira, junho 30, 2010

VENCENDO GIGANTES - Parte 1

Qual é o gigante que você precisa derrubar hoje?
A história de Davi e Golias é extremamente inspiradora para minha vida e quero compartilhar com você. Está escrita em 1Samuel 17: 41-51:
41 O filisteu também vinha se aproximando de Davi, tendo a: sua frente o seu escudeiro.
42 Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era um rapaz, ruivo, e de gentil aspecto.
43 Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu, pelos seus deuses, amaldiçoou a Davi.
44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e eu darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
45 Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46 Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel;
47 e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos.
48 Quando o filisteu se levantou e veio chegando para se defrontar com Davi, este se apressou e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
49 E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra.
50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra; feriu-o e o matou; e não havia espada na mão de Davi.
51 Correu, pois, Davi, pôs-se em pé sobre o filisteu e, tomando a espada dele e tirando-a da bainha, o matou, decepando-lhe com ela a cabeça. Vendo então os filisteus que o seu campeão estava morto, fugiram.

Essa história tem três personagens:
Golias - Um duelista, um profissional da guerra. Alguém extremamente forte. Sua altura era de aproximadamente 2,88 m. Somente a sua armadura (couraça) pesava uns 57 kg; e a ponta de sua lança uns 6 kg. Sua arrogância e desprezo pelos adversários eram marcas pessoais.
Saul - Rei de Israel. Homem que tinha sido ungido por Samuel e vinha caminhando a largos passos em direção a ruína.
Davi – Chamado de “homem segundo o coração de Deus”. Aqui, inicia-se sua vida pública. Não tinha mais do que 20 anos de idade, quando se vê diante de um dos maiores desafios de sua vida, derrubar um gigante!
Davi precisou enfrentar um gigante muito cedo. Você já se deu conta que na vida nós enfrentamos gigantes desde muito cedo? Quantos gigantes você já enfrentou? Talvez hoje mesmo, esteja vivendo situações gigantescas na sua vida! Mas Deus quer mostrar a você hoje sobre os gigantes e como vence-los.
Deus usa os gigantes para revelar sentimentos que estão escondidos em nós. Esses sentimentos só aparecem diante dos "gigantes".
Os gigantes revelam o medo escondido em nossa alma, porque nos amedrontam e assustam:
1 Sm 17.11: Ouvindo, então, Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito.
1 Sm 17.24: Porém, todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente.
Gigantes revelam a alma ferida (sentimentos de desvalor e inferioridade) são fatores que comumente imprimem em nossos corações a fina compreensão de que não passamos de meros gafanhotos.
Gigantes revelam a incredulidade: temos dificuldade de crer que Deus pode operar o impossível, o que é grande demais para nós Deus pode fazer!
Gigantes podem nos fazer adiar o inadiável: protelamos, deixamos para amanhã, muitas vezes adiamos o que não somente é importante, mas urgente. Na realidade, temos medo de fracassar, por isso adiamos.
O exército do rei Saul, não conseguiu enfrentar o gigante, estavam paralisados. Foram 40 dias, manhã e tarde: “Chegava-se, pois, o filisteu, pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias.(v.16). Ciclo da desesperança! Dia após dia, manhã e tarde, adiava-se o confronto.
Que nesse dia você possa enfrentar seus gigantes. Reconheça o que eles tem revelado em sua vida e entregue-se nas mãos de Deus!
Amanhã continuaremos com as atitudes que devemos ter diante dos gigantes.
Deus te abençõe!

Pastora Fátima

Nenhum comentário: