quinta-feira, julho 01, 2010

VENCENDO GIGANTES - Parte 2


Para vencer os gigantes que atentam contra nós é necessário termos atitudes positivas baseadas na Palavra de Deus. Atitude pode ser definida como um sentimento interior que se expressa através do comportamento. Então vejamos quais foram as atitudes de Davi.
1 - Fé - Deus já tinha estado com ele em situação similares onde fora obrigado a enfrentar inimigos maiores do que ele, v.34-36:"Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo". Davi sabia quem era Deus e que podia confiar no Seu poder.Isso é fé! "Fé é crer no que não vemos, e a recompensa dessa fé é ver o que cremos." Agostinho. Para vencer os gigantes é necessário ter uma fé viva e eficaz no Senhor Deus Todo POderoso!
2- Coragem e intrepidez: “E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele: teu servo irá, e pelejará contra este filisteu” (v.32). Em decorrência de sua fé, Davi foi corajoso, intrépido e ousado! Não se amedrontou com as palavras do gigante, somente enfrentou com fé e coragem.
3 - Ir contra os gigantes na força do nome de Senhor: “Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei as tuas carnes às aves do céu e às bestas do campo.
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” v.44, 45
Ele não ficou o esperando o gigante chegar, ele foi ao encontro do filisteu (v. 48). Não adie o encontro com o gigante, vá! Você não irá para esse encontro sozinho, você irá na força e no nome do Senhor!
4- Ouvir a Deus e não aos gigantes. O exercito de Saul ouviu por 40 dias, manhã e tarde, as ameaças, e isso o paralisou. Em vez de ficar ouvindo a voz dos gigantes, dos problemas e dos demônios, precisamos ouvir a voz de Deus! Como ouvimos a voz de Deus? Lendo a Palavra, orando, sendo edificado na fé pelos irmãos.
5- Não ficar no meio do caminho. Davi não ficou parado ao ver o gigante cair, ele correu, pegou da espada e cortou a cabeça do Gigante: “Pelo que correu David, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo, então, os filisteus que o seu campeão era morto, fugiram” v.51. Isso significa que não devemos nos acomodar com a primeira vitória, é necessário prosseguir, até ver totalmente o gigante exterminado. Tem pessoas que param sua conquista, você deve prosseguir até o fim!
Talvez o seu gigante seja um pecado. Como vencer esse gigante? Corra, fuja do pecado, pegue da espada do Espírito que é a Palavra de Deus e corte a cabeça do gigante, renunciando, abandonando completamente o pecado.
Davi escolheu 5 pedras, mas usou somente uma. Jesus é a pedra angular, o fundamento, a rocha eterna, não precisamos de outro fundamento, outra pedra. Precisamos somente crer no Cristo que morreu e ressuscitou para vencer os gigantes!
Deus te abençõe e não se conforme com os gigantes. Vença-os na força do Senhor!

Pastora Fátima

Nenhum comentário: