segunda-feira, junho 21, 2010

VENCENDO O DESÂNIMO

Salmos 27:14 Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.
2 Coríntios 4:8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;
Segundo o dicionário, ânimo significa:
Disposição de espírito; alento.
Gênio, índole natural das pessoas.
Coragem, valor, resolução, desejo, coragem.

Uma pessoa desanimada é alguém sem vida. Uma pessoa desanimada não tem iniciativa para alcançar o seu foco, não consegue enxergar os livramentos, as promessas, se sente fraca, impossibilitada de viver os seus sonhos, se tornando assim uma pessoa paralisada, infrutífera.
O desânimo leva as pessoas a atitudes extremas, pode levar ao desespero. Em um outro extremo leva à depressão deixando o homem prostrado.
Hoje é dia de vencer o desânimo e encher-se da coragem que vem de Deus!
O diabo age nas circunstâncias, usando pessoas e situações para contaminar nossos sentimentos. Quem se deixa conduzir pelas circunstancias, logo é atingido em sua mente, sua vontade e em seus sentimentos. O seu ânimo é conduzido pelas circunstâncias. Vemos isso em Números 32:7: Por que, pois, desanimais o coração dos filhos de Israel, para que não passem à terra que o SENHOR lhes deu? Pessoas estavam afirmando que o povo de Israel seriam derrotados e o povo ao ouvir estavam se desanimando de prosseguir na sua conquista da terra.
Pela instabilidade da alma o diabo tem as rédeas da vida do homem. A inconstância do homem é um sinal de que ele é guiado pelos seus sentimentos. Uma alma doente leva o homem à derrota.
No início da semana você percebe logo as resistências, problemas, contas, enfim tudo que pode afligir a sua alma para trazer desânimo.
Vencer o desânimo é vencer a tentativa do inimigo de conduzir você.
COMO VENCER O DESANIMO?
OUVINDO A PALAVRA: Quando eu ouço a Palavra de Deus, ela me permite acreditar naquilo que o desânimo me impedia de crer, tentar aquilo que já havia desistido de realizar, sonhar projetos que já havia enterrado, me alegrar com o que me trazia tristeza.
Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.
Quanto mais você meditar na Palavra e se relacionar com as promessas de Deus, mais estará isento do controle do maligno através do desânimo. Você não pode se relacionar com os problemas, precisa se relacionar com as promessas de Deus!
EXERCENDO A FÉ:
Heb 10:36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;
38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.
A fé é um dom. A fé não sofre variações. A fé não é inconstante. Nossos sentimentos são vulneráveis. Por isso há perigo na alma.
Jeremias 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
Não se comporte de acordo com o que você sente, mas pelo que você crê.
DESCANSE EM DEUS
Descansar em Deus é experimentar o cuidado de Deus. Na maior parte das vezes a ansiedade anda de mais dadas com o desanimo. Mas quando você descansa em Deus, a ansiedade não tem mais lugar e você pode experimentar a tranqüilidade e a paz em seu coração.
Só é possível descansar em Deus à medida que confiamos n’Ele:
“Portanto resta ainda um repouso para o povo de Deus. Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência”. Hb 4.9-11
Receba essa Palavra e tenha sua vida restaurada nesse dia!
Deus te abençõe!

Pastora Fátima

Um comentário:

Graça disse...

Pastora Fátima,qndo estamos na presença de Deus somos fortalecidos,mas qndo afastamos vem o desânimo,e mesmo assim as vezes somos fracos ,mesmo sabendo q este afastamento só vai trazer tristeza,é como se em nós existisse uma luz e se sair-mos da presença do Senhor,esta luz se apaga.Mas Deus nos ama tanto q mandou esta mensagem hoje,louvado seja Deus.Amem