quarta-feira, junho 23, 2010

VENCENDO O INSUCESSO PROFISSIONAL

O que faz algumas pessoas serem mais bem-sucedidas no trabalho que outras? Como vencer o insucesso no meu relacionamento com as pessoas com quem trabalho?
A Bíblia tem uma resposta para essa pergunta?
A Palavra do Senhor nos conta sobre um homem corajoso e justo que liderou a reconstrução de Jerusalém. Seu nome era Neemias.
No livro que leva seu nome, no capítulo 1, encontramos Neemias recebendo as noticias de que o lugar que havia sido a casa de seus pais estava em ruínas, que as muralhas foram quebradas e os portões queimados.
Seu coração se partiu e ele orou, confessou os seus pecados e aqueles cometidos por seus antepassados, implorando a Deus que mandasse alguém para restituir Jerusalém. Começou a orar e a chorar diante de Deus, para que o rei, para quem ele trabalhava, o permitisse deixar o seu oficio, ele era copeiro do rei, e ir a Jerusalém reconstruí-la.
Esse seria um pedido impossível de ser atendido se Neemias não fosse o professional bem-sucedido que era.
Mas, que tipo de trabalhador era Neemias?
A) Um homem de oração: durante todo o livro de Neemias, nós vemos a frase: “Estive orando ao Deus dos céus”. A Bíblia nos ordena a deixar todas as nossas dificuldades diante de Deus em oração: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” Fp 4.6.
Você deve orar pelo seu trabalho, colocando diante de Deus as decisões que terá que tomar, as pessoas com quem irá se encontrar, ou seja, tudo deve ser levado a Deus em oração.
O sucesso de Neemias estava relacionado em primeiro lugar com sua vida de oração.
B) Aprenda a ser simpático e bem-humorado!
Ele afirmou que “Nunca estivera triste...” (Ne 2.1) diante do rei: Neemias era um exilado, estava longe da sua terra, mas não estava praguejando, nem fazendo as coisas de má vontade.
Como nos comportamos no trabalho? E na escola?
A Bíblia diz em Pv 15: 13 que “O coração alegre [aformoseia] o rosto”; Paulo afirma que a alegria é fruto do Espírito. Se você é carrancudo e antipático não espere o melhor tratamento das pessoas! Nem as melhores vendas, nem os melhores negócios, nem apoio, nem solidariedade.
Quer ser bem-sucedido? Aprenda a ser simpático e bem-humorado!
C) Não faça as coisas de má vontade: Neemias trabalhou normalmente naqueles dias em que estava sofrendo. A Palavra do Senhor diz:
“não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.” Ef 6:6,7.
Muxoxo, murmuração desagrada a Deus e não é justo com as pessoas. Elas não tem culpa de você estar sofrendo.
D) Diga sempre a verdade, mesmo que seu coração esteja amedrontado: Neemias teve medo, mas falou o que estava sentido, não fingiu, nem disfarçou, foi sincero. Vc tem sido sincero com as pessoas? No seu trabalho? Com seus amigos e pais? A mentira vem do diabo e quem faz uso dela se faz filho do diabo já que ele é o pai da mentira. Por que então mentimos? Temos medo das pessoas, porque pode ter tornado um hábito, mas o principal motivo é falta de temor a Deus! Quando somos sinceros Deus nos honra! Neemias não precisou nem mesmo se pronunciar o rei perguntou o que ele estava precisando.
Deus quer nos honrar! Quer cumprir suas promessas, mas precisamos tirar nosso eu do caminho de Deus. Muitas vezes não é o diabo que é o impecilho, somos nos mesmos!
Escute a Palavra do Senhor nesta manhã e seja um vencedor, seja bem-sucedido em tudo o que fizer: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” Is 1: 19.

Um comentário:

Milena Garcia disse...

Que benção....
Gostei mto desse post..... interessante.
Que o Senhor continue nos abençoando sempre...
E que a cada dia, possamos aprender mais a depender dele e fazer a nossa parte.

Paz !