terça-feira, julho 20, 2010

Confiar no Deus que age


Is 64.4: “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera”.
Quero desafiar você hoje a confiar no Deus que age.
Dois verbos fundamentais para aqueles que querem viver uma vida de vitória: confiar e agir
Confiar: ter confiança ou fé, ter esperança em, contar com, esperar por algo ou por alguém, entregar com segurança.
Agir: operar, atuar, obrar, proceder.
Nesse texto temos duas ações: uma é a ação do ser humano, outra é a ação de Deus.
O ser humano deve agir esperando, confiando em Deus.
Em resposta a essa confiança: Deus age! Trabalha para aqueles que nele esperam!
O que significa dizer que Deus age? Deus age aleatoriamente? Deus está a nosso serviço? Suas ações são para nosso bel-prazer? Deus age indiscriminadamente? De qualquer maneira? Não! Deus não age na ilegalidade! Tudo que Deus faz está dentro de princípios, que Ele mesmo estabeleceu.
A ação de Deus está relacionada com seu propósito de se relacionar com o ser humano.
A Palavra de Deus é a boca de Deus para nós. É ela que nos mostra a maneira que Deus age para cumprir seu propósito. Veja como foi na vida de Abraão.
Deus fez uma promessa a Abraão. Desafia Abraão a sair de sua terra e do meio de sua parentela, e Ele mostraria uma terra, onde ali faria de Abraão uma grande nação, abençoando seus descendentes. Gn 12. 1-3
O sonho de Abraão foi crescendo, na terra de Siquém, Deus diz a ele: “vou dar a sua descendência essa terra, seus filhos e netos brincarão aqui”. Gn 12.7
Abraão tornou-se muito rico, Gn 13. Ao se separar de Ló, Deus diz a Abraão mais uma vez: “Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente, porque toda essa terra que vês, eu darei a ti e a tua descendência, para sempre” Tome posse da terra, vá percorrê-la, por que ela é sua, Abraão. Gn 13.14-18.
Alguns anos se passaram, a promessa de Deus queimava no coração de Abraão. Novamente Deus renova a promessa (Gn 15). Mas, Abraão continuava sem filhos! Ele já havia pensado em fazer de seu servo Eliezer, seu herdeiro. E Deus continuou lhe dizendo: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes. Será assim a tua descendência”.
Abraão tinha uma promessa de Deus para sua vida: filhos, descendentes.
Ter filhos é dar continuidade a própria existência. Abraão diz ao Senhor começa a questionar a promessa do Senhor, porque até aquele momento continuava sem filhos. Veio então a idéia de Sara e nasceu Ismael, Abraão estava com 86 anos.
E Deus disse a Abraão que continuasse esperando!
14 anos depois do nascimento de Ismael, quando Abraão estava com 100 anos, diz a Palavra: “Visitou o Senhor a Sara, como lhe dissera, e o Senhor cumpriu o que lhe havia prometido. Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara” Gn 21:1-2.
Deus agiu cumprindo assim sua promessa! De alguém cujo corpo estava amortecido, saiu uma posteridade! Deus agiu em favor de Abraão!
Além de alegrar o coração de Abraão, dando continuidade a sua história, Deus tinha em mente seu propósito de salvar a humanidade através da descendência de Abraão, de separar um povo para levar sua gloria a todas as nações. E através desse povo, fazer nascer aquele que é o Salvador da humanidade, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Na historia de Israel, muitas e muitas vezes, Deus agiu, intervindo na história do seu povo: libertando do jugo de Faraó, nas batalhas de Davi contra os filisteus, na vida Jó, na vitória de Josafá sobre Moabe (II Cr 20); trazendo o povo do exílio, usando a vida de Neemias.
Mas a maior intervenção na história da humanidade, foi quando Deus visitou com “o sol nascente nas alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz” Lc 1:78,79.
“Se Deus não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?” Rm 8.32
A Palavra do Senhor nos diz: “Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?”
O Deus que conhecemos, que a Palavra do Senhor nos apresenta é Deus que age em favor do seu povo, o mais difícil em já fez por nós! A nossa salvação! Será que existe algo tão difícil que Ele não possa realizar para você?
Qual é a sua resposta para Deus? Como deve sua resposta?
Confie no Senhor e tenha uma fé firme e resoluta. Deus é contigo e está agindo em seu favor!
Deus te abençõe!

Pra. Fátima

Nenhum comentário: