sexta-feira, julho 23, 2010

O Vigor de um Idoso

Quero compartilhar com você acerca de um idoso, chamado Calebe, e que por causa de sua perseverança aos 85 anos recebeu uma grande vitória. Essa história está descrita em Josué 14:6-15:
O povo da tribo de Judá foi falar com Josué em Gilgal. Calebe, filho de Jefoné, do povo quenezeu, disse a Josué: —Você sabe o que o SENHOR disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de você e de mim.
Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espionar a terra. E eu dei um relatório que sabia que era verdadeiro.
Os homens que foram comigo espalharam o medo no meio do povo, mas eu obedeci fielmente ao SENHOR, meu Deus.
Naquele dia Moisés me fez a seguinte promessa: “Calebe, você obedeceu fielmente ao SENHOR, meu Deus. Por isso fique certo de que você e os seus filhos serão donos para sempre de toda a terra que pisarem.”
E Calebe continuou: —Agora veja! Faz quarenta e cinco anos que o SENHOR Deus disse essas coisas a Moisés. Isso foi no tempo em que o povo de Israel atravessava o deserto; e o SENHOR me tem conservado com vida até hoje. Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos
e me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso.
Agora me dê essa região montanhosa que o SENHOR me prometeu quando os meus companheiros e eu demos o relatório. Naquele tempo dissemos a você que os gigantes anaquins estavam lá, morando em grandes cidades cercadas de muralhas. Se o SENHOR estiver comigo, eu os expulsarei, como ele prometeu.
Então Josué abençoou a Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu a cidade de Hebrom para ser sua propriedade.
Até hoje Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho de Jefoné, do povo quenezeu, porque ele obedeceu fielmente ao SENHOR, o Deus de Israel.
Antes disso Hebrom era chamada de Quiriate-Arba. Arba havia sido o maior dos anaquins. Então houve paz na terra.

O que podemos aprender com este homem de 85 anos? Como ser vitorioso após tantos anos esperando pela realização de uma promessa?
Calebe conservou na memória a promessa de Deus (6-9), repete a história, a experiência que teve no deserto estava tão presente, tão viva, que não se apagou do seu coração. Haviam dois motivos para isto: Calebe era perseverante em crer no Senhor (v.8) e porque enxergava com o coração: “relatei como sentia no coração” (v. 7).
Calebe era grato a Deus: não era questão somente de ter boa saúde, reconhecia que sua vida era dom de Deus, conservação do Senhor. Não demonstrou cansaço em estar vivendo, pelo contrário, suas palavras demonstram gratidão por estar vivo. (v. 10)
Calebe apesar da idade estava disposto a lutar. Sua mente era mente transformada, renovada (v. 11). Sua idade e o tempo não abateu suas forças. Sua convicção dada pela palavra do Senhor, pela memória do que lhe trazia esperança, dava-lhe segurança do que queria fazer: “Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia” (v.12)
Calebe trazia uma confiança muito forte da presença de Deus com ele (v.12): “o Senhor, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu.”. Sabia da força dos inimigos (enaquins – gigantes). Conhecia a força do Senhor.
O que nos diferencia de Calebe: a idade? Ou a fé e a perseverança?
Você tem sido grato a Deus? Ou tem levado a vida como um fardo? Gratidão é sentimento humano, cabe a pessoa humana reconhecer que a vida é dada por Deus. Há idosos que lutam pela vida e há jovens que desistiram de viver. Será que é este o seu caso?
Uma mente transformada pelo Espírito vê o Senhor antes dos obstáculos, eles existem, são inegáveis, mas pela fé, posso ver o invisível, porque o Senhor prometeu: “Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas” Sl 18: 29.
O tempo não é suficiente para destruir uma vida transformada pelo Espírito. A Palavra é clara: “O justo florescerá como a palmeira... na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor” Sl 92: 12, 14.
A terra que Calebe herdou era terra de gigantes. Você pode até ter idade avançada, ou então como Jeremias “não passo de um menino”, sabe que existem grande fortificações, mas se seu olhar está voltado para o Deus Criador que fez os céus e a terra, que abre o mar, que despedaça a lança, que despede chamas de fogo, que queima os carros e seus cavaleiros, que põe fim à guerra, pode confiar, a vitória é sua! Este é o Deus da Palavra. Este é o Deus que você confia?

Nenhum comentário: