quarta-feira, julho 07, 2010

Lugar de Esperança

Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho! 2 Samuel 18.33
Essa frase e esse choro é de Davi. Chorando a morte de Absalão, seu terceiro filho, morto em combate contra o exército do próprio pai. Absalão deu um golpe político em Davi, tornando-se rei em Jerusalém.
Tudo isso após ter guardado em seu coração ódio pela maneira como foi tratado pelo pai, pelo estupro da sua irmã Tamar pelo seu meio-irmão Amon.
Esse não foi corrigido pelo pai e Absalão resolveu exercer justiça pelas próprias mãos o assassinando. Ele fugiu para a casa do avô materno e seu pai, simplesmente o esqueceu. Depois de voltar e esperar por uma atitude do pai, o ódio em seu coração continuo crescendo e é então que decide tomar o lugar do pai.
Ele já havia tomado uma vez: quando corrigiu o irmão de maneira brutal, o assassinado. E agora, conquistava as pessoas tentando ser rei em lugar de Davi. Mas seu golpe termina em morte, a sua morte. E é então ao receber a notícia da morte de Absalão é que o grito de Davi ocorre: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!
Davi se omitiu. Como muitos pais desistem de seus filhos.
Absalão trazia revolta e ódio em seu coração. Assim como muitos filhos e pais deixam-se dominar pela amargura e falta de perdão.
Família é para ser cuidada! Não há lugar para omissão, para fingir que nada aconteceu e tocar a vida, “vamos levando”.
Família não é lugar para ódio e vingança, é lugar de perdão, de encarar de frente a raiva, mas decidir pelo perdão. Mas família também é lugar de esperança!
Essa historia me faz pensar no choro amargo de Davi, quando soube que Absalão estava morto!
Davi havia sido duro o bastante para evitá-lo quando estava vivo. Mas agora é tomado por uma profunda culpa que se expressa em seu choro, e em seus gritos (19:4): Meu filho Absalao, Absalao, meu filho, meu filho!
Não espere sua família morrer para chorar por ela.
Não espere seu casamento se arruinar para dizer: “Meu casamento...”
Não espere seu filho sair de casa para viver na rua ou ver a filha voltando drogada das baladas, para arrumar tempo demonstrando que se importa com eles.
Não espere ver sua mãe ou pai em um caixão para reconhecer a importância deles em sua vida e só então pedir que Deus lhe ajude a perdoar.
Não espere sua casa se desmoronar para perguntar como Davi: “Vai bem o jovem Absalão?”. Tudo caindo e você perguntando: “Tudo bem?”.
Deus quer trazer esperança agora! Não é quando tudo estiver desesperador, mas é hoje!
Esperança é mais do que sentimento positivo. O otimista acha que tudo dará certo no final, aquele que tem esperança, averigua os fatos, vê a realidade, mas confia e espera em Deus, crê que é possível encontrar um caminho diferente.
Agora, pois, Senhor, que espero eu? a minha [esperança] está em ti. Salmo 39:7
Antecipo-me à alva da manhã e clamo; aguardo com [esperança] as tuas palavras. Salmo 119:147
E há [esperança] para o teu futuro, diz o Senhor; pois teus filhos voltarão para os seus termos. Jr 31: 17.
Deus quer trazer esperança para sua família. Somente receba o que o Deus da Esperança quer dar! Espere por Ele!

Pastora Fátima

Nenhum comentário: