terça-feira, julho 06, 2010

Vingança ou Perdão?


Para entender a história da morte de Absalão é melhor começar do começo.
A história de Davi e sua família é dramática. Ele teve vários filhos com esposas diferentes. A mãe de Absalao era uma princesa, filha de Talmai, rei de Gesur.
Além de Absalao, Davi teve uma filha com esta princesa, chamada Tamar.
Certo dia, Amon, o primeiro filho de Davi, aquele que o sucederia no trono estuprou Tamar. Que foi socorrida por seu irmão Absalao.
A Bíblia não conta sobre nenhuma punição de Davi a Amon, mas conta que Absalao resolveu vingar o crime. Seus servos o assassinaram. Absalão foge e vai morar com o avô, durante muitos anos. Finalmente seu pai o traz de volta, por insistência de seu comandante, mas não há conversa ou diálogo entre Absalão e Davi.
Absalão decide tomar o trono de seu pai e dá um golpe político. Davi prefere fugir de Jerusalém a ter que lutar contra o próprio filho. O auge da crise de revolta de Absalão, segundo o relato bíblico, é demonstrando quando mantém relações sexuais com as mulheres de Davi, no terraço do palácio.
Mas em pouco tempo, seu exército é vencido e Davi volta a reinar e Absalão está morto. Em 2 Sm 18: 33 nos conta: Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!. Nesse texto encontramos Davi chorando a morte de Absalao, diz que gostaria de ter sido ele a morrer no lugar de Absalao.
Essa história triste e dramática nos leva a refletir e pensar sobre situações que ocorrem nas famílias e atitudes que precisamos ter se não queremos o mesmo desfecho para nossas famílias. Falamos ontem que família é para ser cuidada! Não há lugar para omissão, na família.
Família não é lugar para ódio e vingança, é lugar de perdão.
Absalao não era nenhum coitadinho, não lhe faltava inteligência, era bonito, diz a Bíblia que não havia homem tão elogiado pela sua beleza quanto Absalao (2 Sm 14: 25), seu cabelo pesava 2,40 kg. Mas faltava temor a Deus! Sobrava em Absalao muita raiva e desejo de vingança.
Tinha tanto desejo de se vingar do pai que foi capaz de manter relações sexuais ao ar livre na varanda do palácio, com as esposas do pai. Como forma de demonstrar que havia tomado tudo do pai, inclusive as mulheres.
Família não é lugar de vingança. Davi errou com seus filhos, sim! Mas filhos adultos podem fazer escolhas, podem evitar serem destruídos pelo ódio causado pela ausência e omissão dos pais em sua educação.
Filhos podem deixar de culpar seus pais pelos erros que cometem e podem assim assumir o controle de suas vidas. Quando alguém culpa fica culpando sua família pelo seu jeito de agir, é sinal de que ainda não houve cura, que necessita de crescimento emocional.
Filhos podem discordar da educação que receberam e podem escrever uma história diferente para seus próprios filhos, mas não podem e nem precisam passar suas vidas responsabilizando outros por seus erros.
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando diligentemente, porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus, nem haja nenhuma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” Hb 12:14,15.
Família é lugar de perdão. É lugar onde a graça de Deus revela as nossas fraquezas. Mas revela também, que nossas fraquezas podem ser vencidas pelo poder do amor do Senhor.
Deus quer libertar você hoje da falta de perdão, da mágoa, do ressentimento. Aonde você está, se tem alguém da sua família que precisa do seu perdão faça isso agora. Você deve orar dizendo: “Deus eu libero perdão para ...., quero que o Senhor o abençoe nesse dia. Eu decido hoje perdoar e não voltarei atrás sobre isso! Me perdoe também por ter guardado esses sentimentos. Em nome de Jesus, amém!”.
Decida perdoar e seja livre!
Deus te abençõe!

Pastora Fátima

Nenhum comentário: