domingo, maio 30, 2010

O Poder da Fé


Em Mateus 15.22-28, nos conta sobre a mulher, cujo nome não temos, que é chamada de “mulher cananéia” e que clamava: “Senhor, Filho de Davi tem compaixão de mim!”
Jesus não respondeu. Não houve palavras, Ele somente silenciou-se.
Mas a mulher não desistiu, continuou atrás d’Ele clamando. Ela clamou, adorou, mas a resposta de Jesus foi ainda mais dura: “Não é bom tomar o pão dos filhos e lança-lo aos cachorrinhos”.
Aquela mulher já havia enfrentado o silencio, agora enfrenta um não, com argumentos. Mas aquela mulher tinha fé!
Os gentios aos olhos dos judeus eram cães, Jesus suavizou esse apelido, não usando cães e sim cachorrinhos. Mas ainda sim, é possível que qualquer um de nós, estaríamos longe no minuto seguinte e ainda maldizendo Jesus de Nazaré.
Mas aquela mulher não! Ela contra-argumentou! Ela concordou com Jesus! “Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.
“Na verdade, aquela mulher estava dizendo: “De fato, eu não quero o pão dos filhos, eu não quero o pão dos servos. Eu só quero as migalhas porque eu sou esse cachorrinho. E sabe, Senhor, eu tenho fé para crer que mesmo as migalhas que caem da mesa tem poder para fazer milagres lá onde estou!”
Ela recebeu a vitória! Porque foi humilde e creu!
Imagine uma migalha: essa migalha liberou poder para curar a filha daquela mulher e destruir o poder do diabo!
Aquela mulher se colocou na posição de cachorrinho. Pode parecer ofensivo. Mas na verdade, Jesus deu a ela uma porta, um lugar para ela entrar, e ela se apegou aquela fresta com unhas e dentes. Ao se comparar com um cachorrinho, ela estava, antes de tudo, demonstrando humildade. Gente arrogante não recebe nada de Deus.
Mas é inegável a sua fé. Ela creu que Jesus poderia libertar sua filha, não desistiu, enfrentou o difícil, o impossível, mas no fim pode desfrute da mesa de Deus, com humildade e fé!
Deus está atento a sua oração, por isso vc deve clamar, vc deve adorar e crer!

O Poder da Adoração

Ontem falei sobre o poder do clamor, como aquela mulher chamou atenção de Jesus clamando pelo seu nome. Ele não desistiu, e por isso foi abençoada.
Mas um outro tipo de poder de Deus que está a nossa disposição foi conhecido por aquela mulher. Diante do silêncio, ela não desistiu continuou clamando, mas veja a resposta que ela recebeu: 24 Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Jesus foi bem claro. Mas quando recebeu um não de Jesus, ela não foi embora! Ela correu para mais perto dele e O adorou!
Adorar significa prostrar-se reverentemente!
Deus não está em busca da adoração, Ele não é um Deus soberbo, que quer ser aplaudido, mas Ele está em busca de adoradores, que O adorem em espírito e em verdade! Deus está procurando pelos seus filhos que reconhecem “quem Ele é”.
Aquela mulher se prostrou aos pés de Jesus, adorando-O. É isso que você e eu fazemos quando Deus está nos dizendo “não”?
Jó após saber que havia perdido tudo, inclusive seus filhos, adorou a Deus dizendo: “Nu sai do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!
Aquela mulher reconheceu o senhorio de Jesus, chamou-o de Senhor, seu pedido de socorro, é o reconhecimento de que não existe outro que poderia responde-la, só o Senhor é Deus! Só nele há salvação!
Socorre-me, salva-me: hosana!
Se você não reconhecer quem Deus é, não receberá nada de Deus!
Enquanto acharmos que de alguma maneira posso dar um jeito na situação, Deus não se moverá. Mas quando reconhecermos que não há solução, Deus vem com sua mão de poder e age!
Enquanto você adora a Deus, enquanto vc cuida das coisas de Deus, Ele está cuidando de suas coisas!
Que nessa manhã você possa experimentar em sua vida o poder da adoração! Experimente reconhecer quem é Deus em sua vida!

Deus abençõe você!

Pastora Fátima

terça-feira, maio 25, 2010

O Poder do Clamor

No Evangelho de Mateus 15.21-28 encontramos a a história de uma mulher que estava enfrentando um problema: sua filha estava horrivelmente endemoninhada. Não sabemos que tipo de demônio está dominando aquela vida, mas aquela mulher estava desesperada. Entao ela soube que Jesus, o Profeta, o Nazareno, aquele que estava realizando curas e milagres em Israel, estava ali. E então começa sua história.
22 E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.
23 Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós.
24 Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
25 Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me!
26 Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
27 Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
28 Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.
Aquela mulher, cujo nome não temos, é chamada de “mulher cananéia” clamava: “Senhor, Filho de Davi tem compaixão de mim!”
Jesus não respondeu. Não houve palavras, Ele somente silenciou-se.
Mas a mulher não desistiu, continuou atrás d’Ele clamando. Seus gritos estavam incomodando.
Os discípulos ficaram impacientes, eles iam para a esquerda, ela ia também, eles dobravam a direita e lá estava a mulher gritando, clamando atrás deles. Os discípulos pedem algum gesto de Jesus: Mande-a embora! Jesus se volta para respondê-la! Existe poder no clamor!
Clamar é pedir em alta voz, bradar, gritar suplicando.
A primeira vez que a palavra clamar aparece na Bíblia está relacionado com o sofrimento do povo de Israel no Egito: “Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus” Ex 2.23.
Deus manda Isaías clamar: “Um voz diz: clama” Is 40.6.
Falando sobre novos céus e nova terra, Deus diz através de Isaias: “E exultarei por causa de Jerusalém e me alegrarei no meu povo, e nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem de clamor” Is 65.19. Não haverá clamor no céu, sabe por que?
Porque o clamor é instrumento que Deus nos deu, para usar aqui, nessa terra, em meio a dor e ao sofrimento!
Aquela mulher clamou! Atraiu a atenção de Jesus e dos discípulos, porque foi persistente no seu clamor! Por isso recebeu sua vitória! Por isso foi agraciada com um uma grande porção de fé, porque conheceu o poder do clamor!
Não tenha medo de elevar sua voz e clamar e pedir a Jesus! Com confiança, peça por que hoje é o dia de você viver o milagre de Deus, na sua vida!
Amanhã continuamos!
Deus te abençõe!

Pastora Fátima

segunda-feira, maio 24, 2010

Deus é nosso Refúgio!


Salmo 46
1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.
2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares;
3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.
4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5 Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã.
6 Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve.
7 O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
8 Vinde, contemplai as obras do SENHOR, que assolações efetuou na terra.
9 Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.
10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
11 O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
A palavra traduzida por “refúgio”, significa “um abrigo, uma rocha de refúgio,um baluarte, uma torre alta, uma fortaleza”. É isso que Deus estava dizendo para o povo: “Quando o inimigo vier, Eu serei o vosso abrigo, serei uma rocha, onde você poderá se esconder”.
É como se o povo, estivesse escondido dentro da rocha, num lugar inatingível!
Deus é um refúgio confiável para seu povo quando tudo ao seu redor parece estar desmoronado.
A terra pode mudar, as montanhas podem ser arremessadas violentamente no mar, podem vir terremotos e maremotos, mas todas as coisas estão sob o controle de nosso Deus. Ele é nossa fortaleza e nosso refúgio em meio às incertezas da vida.
O salmista afirma que o Deus de Jacó está conosco!
É O DEUS QUE CONHECE NOSSO CARÁTER, que promove mudanças em nós!
O significado do nome Jacó não é bom, significa enganador, suplantador (aquele que quer levar vantagem); SEU CARÁTER NÃO ERA RECOMENDÁVEL: enganou SEU IRMÃO ESAÚ (Gn 25:31-34) E ENGANOU SEU PAI ISAQUE.
Deus se revelou para Jacó como aquele que transforma, aquele que muda o homem!
E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.Gn 32.27-28
Ao dizer que o Deus de Jacó está conosco, o salmista está afirmando que o Deus que nos conhece, usa até mesmo tribulações para mudar a nossa vida e a nossa história.
A terra pode mudar, pessoas podem mudar, mas nosso Deus não muda! Mas Ele promove mudanças em nós!
Deixe Deus mudar sua história! De que maneira? Confie nele, faça do Altíssimo a sua morada!

sexta-feira, maio 21, 2010

O Senhor não muda!


Hb 13.8: Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será para sempre.
Deus é imutável – característica daquele que não há mudança. Não mudar é uma das diferenças entre nós e o Senhor.
Vivemos um tempo de mudanças. Primeiro, vivemos em um mundo da velocidade. As coisas mudam numa rapidez incrível. A informática é um exemplo. Os computadores estão sempre se superando, e as novidades chegam diariamente nos mercados.
Segundo, vivemos um tempo marcado pelo “lixo”. Ou seja, uma conseqüência da velocidade. Tudo se torna obsoleto em pouco tempo. Profissionais maduros são descartados por outros mais jovens. Ideologias, moda, costumes, tendências, acabam no lixo, substituído pelas novidades do nosso tempo.
Terceiro, nosso tempo é marcado pela quebra dos vínculos. Tempos atrás os vínculos eram duráveis( relacionamentos que duravam décadas), no nosso tempo, os relacionamentos são descartáveis. Casamentos já não são para a vida toda, amizades se desfazem com facilidade. Acabaram-se os vínculos duráveis. A fidelidade a uma instituição não existe mais. O craque beija a camisa do clube que lhe der mais dinheiro. Foi-se o tempo em os jogadores se identificavam com um time definido. Hoje, a mágica do futebol é movida pega ganância e pelo dinheiro.
Deus é o mesmo eternamente, não está sujeito à mudança alguma no seu ser, atributos ou determinações.
Ele é comparado a uma rocha (Dt 32.4: Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são: Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.) que permanece imóvel quando o oceano que a rodeia flutua continuamente. Ainda que todas as criaturas estejam sujeitas à mudança, Deus é imutável.
Ele não conhece mudança alguma, porque não tem início nem fim, Deus é desde sempre.
Nunca houve um tempo em que ele não existisse; nunca haverá um dia em que Ele deixe de existir.
Deus nunca evoluiu, cresceu ou melhorou. O que é hoje, tem sido sempre e sempre será. “Eu, o SENHOR, não mudo” (Ml 3.6).
Nele você pode confiar! Se Ele curou no passado, Ele cura hoje! Se Ele libertou no passado, Ele liberta hoje! E Deus pode fazer isso agora! As correntes podem ser quebradas, se você pedir e tudo o que te angustia pode ser mudado! Deus te abençoe!

quinta-feira, maio 20, 2010

O Chamado de Jesus

Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores.
Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.
Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.
Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
Lc 9.57-62
A primeira pregação de Jesus foi: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Jesus inaugurou o reino de Deus. O reino de Deus é o governo de Deus sobre a vida humana, onde Ele faz a sua vontade.
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Rm 14.17. Jesus viveu o Reino de Deus. Os discípulos de Jesus fazem o mesmo que Ele fez vivem o Reino de Deus. E aqueles que O seguem devem fazer o mesmo: viver no centro da vontade de Deus.
Esse governo de Deus é hoje, mas acontecerá em toda a sua grandeza, abraçando toda essa terra quando Jesus voltar. Por que hoje é um convite, mas na volta de Jesus, todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que Jesus é o Cristo, o Salvador e Senhor.
Há nesse texto 3 discipulos, 3 situações e 3 respostas de Jesus. Somos convidados, cabe a nós responder a esse chamado. Jesus não obriga você a fazer uma aliança com Ele, nem aceitar seu convite para ser seu discípulo, Ele convida, cabe a você responder.
O primeiro aceitou e afirmou que O seguiria aonde quer que Jesus fosse.
O segundo aceitou, mas pediu para primeiro sepultar seu pai, não quer dizer que o mesmo estivesse morto, mas que esperaria falecer para depois seguir a Jesus.
O terceiro também aceitou mas pediu para primeiro conversar com a família.
O que isso nos parece?
Ao primeiro Jesus vai revelar o que passava no coração daquele discípulo. No intimo aquele discípulo temia uma situação de desconforto, de perder seu lugar seguro. Jesus o confronta dizendo que não tinha onde reclinar a cabeça. Assim mesmo queres me seguir? Diz que me segues por onde quer que fores, mas ainda tem medo no seu coração? E você? Aonde você iria com Jesus?
Mt 11.12: “o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”. Jesus mostra que antes de segui-lo temos que avaliar o preço desse propósito. Por que o reino dos céus é um prêmio que vale o esforço.
Ao segundo Jesus o confronta dizendo pare de se desculpar, jogando a culpa para a sua família! Está dizendo que tem algo mais importante do que ser meu discípulo? Quer me seguir? Então vá! Mas não fique se justificando, colocando a culpa em sua família!
Sua família não pode lhe impedir de seguir a Jesus. Pode criar barreiras? Sim. Pode tentar impedi-lo de viver na comunhão do corpo de Cristo, de ir a igreja? Sim. Mas não podem deter a ação do Espírito Santo em sua vida! Nem podem impedi-lo de tomar as decisões corretas, baseadas na Palavra de Deus.
Ao terceiro, Jesus detectou um desejo de olhar para trás, ainda ansiando por tocar no que ficou para trás. Afirmava seguir a Jesus, também estava demonstrava preocupação com a família, mas havia um sentimento de algo importante estava sendo deixado e isso o incomodava.
Todas as vezes que você da um passo para frente, está deixando algo para trás.
Não será possível arar a terra (preparar o terreno para lançar a semente) e olhar para trás, você sairá do caminho, corre o risco de se acidentar.
Por isso, Jesus afirma não será possível para aqueles que me seguem, olhar para trás. A mulher de Ló olhou para trás e virou estátua de sal. Todo discípulo que começa a olhar para trás é neutralizado por Satanás.
Hoje, Deus está perguntando a você:
Jesus pagou o preço da missão com sua própria vida. E está me chamando para segui-Lo. O que vou fazer?
Vou abrir mão de tempo, bens, pessoas, sofrer o dano, pelo nome de Jesus?
Vou colocar Jesus verdadeiramente em primeiro lugar em minha vida?
Vou olhar para trás, me apaixonando novamente pelo que deixei?
Deus te abençõe nesse dia!

Pastora Fátima

quarta-feira, maio 19, 2010

Pai, olha prá mim!



Você já sentiu vergonha por ter cometido algum erro? Se você disse sim, você faz parte da família dos humanos! A vergonha aparece porque pensamos em como as pessoas estão nos olhando e percebendo que erramos. Mas você já parou para pensar que mais importante do que o olhar das pessoas é o olhar de Deus sobre sua vida?
A Bíblia diz que os olhos de Deus passam por toda a terra. E Ele está procurando por pessoas. Seus olhos estão procurando por tipos específicos de pessoas e para cada uma delas Ele tem uma promessa.
1. PESSOAS CUJO CORAÇÃO É TOTALMENTE DELE
“Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é totalmente dele” (2 Cr 16.9)
Um coração totalmente do Senhor é um coração limpo e puro.
O coração limpo pertence a alguém que luta contra o pecado. Onde o pecado não é mais algo normal na sua vida. Onde o pecado passou a ser um acidente de percurso, e não mais rotina. Um coração limpo nos leva a viver uma vida de santidade.
O coração puro é um coração sem mistura. Talvez você seja uma pessoa que tenha abandonado vícios, pecados, mas está tão ocupando com seus planos pessoais que passa o dia inteiro pensando neles. Ex: uma pessoa que vai casar, que vai fazer vestibular, compra uma loja. Não há nada de errado nisso, mas a preocupação é tão grande, que não sobra tempo para o Senhor. Esse coração está limpo do pecado, mas está em mistura. Não é totalmente do Senhor.
O coração totalmente do Senhor procura por Ele, quer a Sua vontade mais do que qualquer coisa, espera por Ele.
PROMESSA: Para aqueles cujo coração é totalmente d’ Ele, Deus se mostra forte! Ele quer mostrar o Seu poder, que todos saibam que Ele é Deus em sua vida! Quer mostrar grande sinais e maravilhas em você e através de você!
2. PESSOAS QUE O TEMEM
“Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua benignidade, para os livrar da morte, e para os conservar vivos na fome”. Salmo 33.18,19
Temer não é ter medo de Deus. É reverenciar ou respeitar ao Senhor.
Respeito=autoridade+conhecimento.
Temer implica em odiar o mal ("O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço." Pv 8.13).
Temer a Deus é compreender quão grande, poderoso e santo Ele é, em contraste com nossa pequenez, fraqueza e quão diferentes de Cristo nós somos. Essa percepção gera em nós humildade. Deus se agrada dos humildes!
PROMESSA: Ele procura pessoas humildes e tementes a Ele, para livra-las da morte e conserva-las com vida. Porque Ele é o Deus da vida!
3. PESSOAS JUSTAS
“Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor”. Salmo 34:15
Justos são aqueles que confiam no Senhor para a sua salvação. Que foram justificados pelo sangue de Cristo. Não buscam salvação pelas sua obras, mas sabem que precisam esperar no Senhor, que Dele vem a sua salvação. Fazem do Senhor o seu refugio e fortaleza.
PROMESSA: Deus procura os justos porque quer responder a sua oração, ao seu clamor!
Se você deseja ser encontrado pelo Senhor, diga isso a Ele! E Ele virá e responderá ao seu clamor!
Deus te abençõe!

Pastora Fátima

terça-feira, maio 18, 2010

Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Hoje é dia 18 de maio, Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00.
Jesus afirmou, certa vez, que quem escandalizasse um desses pequeninos, “melhor seria que pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e se precipitasse na profundeza do mar” (Mateus 18:6). Afirmou também que quem os recebesse, recebia a Ele próprio. Portanto, lutar pela proteção das crianças é lutar para que o amor de Cristo e sua justiça sejam manifestos a todos e todas, independente da idade ou condição social.
A data foi escolhida porque nesse dia, no ano de 1973, um crime hediodo aconteceu e ficou impune. A história foi conhecida nacionalmente, mas vamos relembrar essa história agora, porque “Esquecer é permitir. Lembrar é combater” .
Era uma sexta-feira. Lola, uma boliviana, pediu que sua filha Araceli saísse da escola mais cedo e fosse entregar um envelope a um grupo de rapazes. Dentro, havia drogas. A menina não sabia. Quando Araceli chegou ao edifício Apolo, em Vitória, os rapazes já estavam drogados. Ali Araceli foi violentada, os bicos dos peitinhos e a vagina foram lacerados a dentadas. Depois jogaram ácido sobre ela. Seu corpo foi encontrado dias depois, no matagal nos fundos de um hospital, por um garoto que caçava passarinho. Seu rosto ficou desfigurado, corroído pelo ácido, dificultando o reconhecimento. Este crime aconteceu no dia 18 de maio de 1973. Os acusados eram um filho de um rico proprietário de imóveis, hotéis, fazendas, estabelecimentos comerciais e poderoso membro da maçonaria capixaba e e o outro era filho de um exportador de café. A sociedade capixaba da época silenciou. Apesar da ampla cobertura da mídia, o caso ficou impune .
O abuso sexual de crianças e adolescentes tem sido por demais tolerado em nossa sociedade. A violência contra crianças e adolescentes ofende a Deus.
O abuso nunca é desejado, nem bem-vindo. Ele desencadeia um sentimento de impotência na criança, porque não consegue interromper o abuso ou acabar com a dor da alma. A forma repentina do ataque ou a lenta sedução a impedem de interromper o abuso. As ameaças e a vergonha aumentam a sensação de desamparo. A vítima fica num impasse: a única forma de silenciar a dor é deixar de sentir - o que significa uma amputação e renunciar a viver.
Como o sangue atrai os tubarões, ela atrai os abusadores e se deixa abusar por não se sentir digna de uma relação com um homem realmente amoroso, por medo de se decepcionar ou perder o controle.
A vítima tende a assumir a culpa e se cala por vergonha. Ela procura esquecer ou reprimir a lembrança que traz tanto sofrimento e assim se proteger.
Segundo a psicológa Isabelle Ludovico, no abuso sexual, a criança é despertada para o sexo precocemente, de maneira deturpada, traumática, ficando com marcas para o resto da vida, podendo desenvolver comportamentos patológicos como aversão a parceiros do mesmo sexo do abusador ou uma sexualidade descontrolada, entre outros.
A criança ao ser abusada sexualmente é desrespeitada como pessoa humana, tem seus direitos violados, e o pior: na maioria das vezes, dentro de seu próprio lar, por quem tem a obrigação de protegê-la.
A Bíblia diz: Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Is 57.15. Deus nos ouve e nos acolhe.
Nós, muitas vezes, tentamos calar as pessoas que sofrem, mas Deus nos ouve. Calar a dor de quem sofreu abuso é cometer outro abuso. Em vez de se omitir, a Igreja é chamada a denunciar todo tipo de abuso, proteger e suprir as vítimas, oferecer cura aos feridos e exortar os agressores.

sexta-feira, maio 14, 2010

O NOME DE JESUS


Dar nome a uma criança é algo de muita responsabilidade. O nome que os pais escolherem irá acompanhar aquela criança pelo resto de sua vida. Como uma marca, como algo que não se pode apagar.
Para o povo judeu, dar nome a alguém podia ser uma relação entre o futuro da criança ou que se esperava dela. Nomes podiam sugerir qualidades ou certas particularidades, ou anunciavam o futuro daquela criança.
O nome não somente resumia a vida da pessoa, mas também representava a sua personalidade.
Quando Isaías profetizou acerca de um menino que nasceria para salvar a humanidade do pecado, ele afirmou:
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” Is 9:14
Quando o anjo anunciou a Maria o nascimento de Jesus, também disse: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.” Lc 1:31. Jesus significa o Senhor é Salvação.
E falando sobre o nome de Jesus, a Bíblia diz: Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Fp 2:9-11
Deus lhe deu O NOME que está acima de todo nome, para que quando o nome de Jesus fosse pronunciado todo joelho se dobre. Milhares farão isso voluntariamente, mas quando Jesus voltar mesmo aquele que não O reconhece se dobrará ao ouvir o Seu nome.
Quando Jesus falou acerca da oração ele ensinou:
“Se me pedirdes alguma coisa em MEU NOME, eu o farei.” Jo 14:14
“A fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em MEU NOME, eu vo-lo conceda”. Jo 15:16
“Naquele dia, pedireis em MEU NOME” Jo 16:26
Quando oramos devemos pedir a Deus em Nome de Jesus. E isso é muito mais do que repetir uma sentença como se fosse uma fórmula mágica. Pedir em nome de Jesus é reconhecer Sua autoridade, soberania e poder ao qual tudo e todos, seja no céu ou na terra, tem que se curvar.
Só pode chamar pelo nome de Jesus, Aquele que crê neste poder.
Crer é uma certeza muito clara, uma confiança inabalável mesmo que tudo pareça o contrário, é descansar na certeza de que Ele pode realizar!
Você ainda tem alguma duvida de quem é Jesus? Chame por Ele, peça a Deus em Seu nome e você verá o milagre de Deus em sua vida!
Deus te abençõe e um final de semana cheio da glória de Deus!

Pastora Fátima

quinta-feira, maio 13, 2010

Ministério Trio

Esse vídeo foi gravado na Igreja Metodista em Guarapari quando o Jorjão do Ministério Trio esteve ministrando. Foi maravilhoso!

As Misericórdias do Senhor

Como você gostaria de ser reconhecido como um sábio ou como um tolo? Uma pessoa sábia é reconhecida por sua inteligência, pelo seu conhecimento, por ter capacidade de solucionar problemas e apontar soluções. A pessoa tola é considerada sem juízo, irresponsável, sem capacidade de pensar de maneira racional ou equilibrada, incapaz. Mas quem a Bíblia considera como sábio? O Salmo 107.43 nos dá essa resposta:"Quem é sábio atente para essas coisas e considere as misericórdias do Senhor".
Considerar significa Meditar, pensar, reflexionar, apreciar, ter em boa conta. É sábio aquele que considera a misericórdia de Deus. Mas o que significa misericórdia?
No senso comum misericordia é o mesmo que piedade. Mas o significado bíblico é muito além de ter pena, ou dó de alguém. Na Bíblia misericórdia significa:
- É um amor leal, firme e fiel;
- Enfatiza a posse mutua de duas pessoas envolvidas num relacionamento de amor;
- É o amor fiel de Deus para com o seu povo infiel.
Vivemos dias dificíes e mais do que nunca precisamos da revelação da misericórdia de Deus! E Ele hoje quer revelar a misericórdia de Deus a você!
A misericórdia de Deus se revela em nossa vida de três maneiras principais, vamos ver cada uma delas.
1. Para continuar vivo
Lm 3.22-23: “A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã”.
Só continuamos a respirar é pela permissão de Deus. A vida é favor de Deus.
O poder da vida e da morte está nas mãos de Deus.
O fato de você acordar hoje não pode ser visto como algo de pouca importância, irrelevante. Acordar é continuar vivendo pela bondade de Deus.
2. Quando erramos
“Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem” Salmo 103.10-11
Deus não nos trata segundo o que merecemos.
O pecado destrói a alma e o corpo por isso precisamos da misericórdia de Deus para não sermos exterminados pelas conseqüências do pecado.
3. Em meio ao sofrimento
“Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor, livra-me a alma. Compassivo e justo é o Senhor; o nosso Deus é misericordioso. O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego,pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés”. Salmo 116.3-8
Laços de morte; angustias do inferno, tribulação e tristeza. Então ele invocou o Senhor e Ele o respondeu!
O livramento do Senhor não acontece pelo nosso merecimento, mas pela misericórdia de Deus. Por causa do seu amor constante e fiel.
Hoje, seja sábio considere atentamente acerca da misericórdia do Senhor. Receba a misericórdia do Senhor com alegria e gratidão em seu coração e em sua vida!
Deus te abençõe!

Pastora Fátima

quarta-feira, maio 12, 2010

Confiança na Adversidade

Salmo 127
O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?
Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem.
Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.
Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.
Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.
Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao SENHOR.
¶ Ouve, SENHOR, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me.
Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a tua presença.
Não me escondas, SENHOR, a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu és o meu auxílio, não me recuses, nem me desampares, ó Deus da minha salvação.
Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.
Ensina-me, SENHOR, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam.
Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade.
Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes.
Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.

Os salmos são orações que expressam o momento que o escritor estava vivendo. E no Salmo 27 o salmista conta a Deus a sua dor.
Havia “malfeitores” cujo objetivo era o destruir.
Ele chama essas pessoas de “meus opressores, inimigos, adversários”.
Estava se sentindo cercado pelos seus inimigos e correndo o risco de estourar uma guerra contra ele.
Estava sendo vigiado e falsas testemunhas estavam se levantando contra ele, dizendo mentiras.
Até mesmo sua família parecia tê-lo abandonado.
Em meio a tudo isso o Salmista afirma: “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?”
Para ele em meio a toda tribulação, Ele sabia quem era Deus!
Luz: Deus é a luz no meio das trevas
Salvação: A única solução para quem está perdido. Deus nos salva do pecado, do mal e do inferno.
Fortaleza: Uma fortaleza é uma estrutura arquitetônica militar projetada para a guerra defensiva. Em meio a guerra posso me esconder nele! É Deus que me defende!
Diante de todas as dificuldades e por causa do correto conhecimento que ele tinha de Deus, tomou a seguinte decisão: “Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo” (v.4).
Vou morar na Casa de Deus! Ela se importava com o local de culto, sim, com certeza. Mas é mais do que isso. Casa de Deus é o lugar aonde Deus está, é a presença de Deus. A Bíblia diz que todos que nasceram de novo, que entregaram suas vidas a Jesus, se comprometeram com Ele, são habitação de Deus, morada do Altíssimo, templo do Espírito Santo. Estar na casa de Deus significa permitir que a presença de Deus em nós possa se manifestar em todas as situações, em meio aos conflitos, dificuldades, adversidades. Se Deus está em mim e agindo por mim, porque vou ter medo? Se Deus é por nós, está em nós, quem pode ser contra nós?
Está aí o segredo de vencer o medo das circunstancias, pessoas ou adversidades: crer que Deus habita naquele que crê. É essa fé que vence o mundo. Sua fé no Senhor te levará a vencer não somente o medo, mas o seus inimigos.“Deus é amor...No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” I João 4. 8 e 18.
Espere no Senhor, Ele virá ao seu socorro! Deus te abençõe nesse dia!

terça-feira, maio 11, 2010

Família: Um Edifício do Senhor


Você julgaria inútil construir uma casa ou proteger uma cidade?
Mas será que existe um momento em que construir uma casa, vigiar uma propriedade ou trabalhar demais é inútil?
O salmista nos dá a resposta no Salmo 127.1,2: Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.
Se Deus não construir a casa...
Podemos edificar, construir uma mansão, mas tudo será inútil se o princípio da felicidade no lar não estiver correto.
Mas, qual é o princípio da felicidade no lar? Josué disse: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24:15). Josué descobriu o princípio da solidez de um lar: servir ao Senhor!
O princípio da própria vida é amar a Deus.
Posso construir uma casa ou até mesmo uma família, mas se Deus não estiver construindo em nós uma habitação para Ele de que adiantará? Será inútil!
Se Deus não proteger a cidade...
Se Deus não proteger a casa ou a nossa vida, qual a utilidade de cercamos nossas casa de alarmes ou andarmos com seguranças?
É inútil toda e qualquer atitude em que a nossa segurança está no que vemos, em que os nossos olhos estão fixos não no Deus que fez os céus e a terra, mas sim estruturas que podem ser abaladas a qualquer momento. Ex: Queda da bolsa da Coréia, etc
Posso ter o melhor esquema de segurança do planeta, mas inútil será se o Senhor não for a minha proteção.
Se Deus não estender a mão para abençoar...
É inútil fazer hora extra, economizar daqui e dali, se Deus não estiver presente em nossa vida financeira.
Como dizem alguns: “economia porca”, é a que se faz quando Deus não está em nossa vida.
A promessa de Deus é que “Se atentamente ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar os mandamentos que hoje te ordeno... bendito serás tu na cidade, e bendito serás no campo” Dt 28.
A condição para que Deus estenda a sua mão de maneira poderosa é ouvir e obedecer.
Onde formos, Deus estará conosco, onde estivermos, na roça ou na cidade, no bairro ou no centro. Mas para isso é preciso “ouvir atentamente”.
Pode haver festa, ilusões, sonhos e metas, mas se Deus não estiver atuante em nossa vida, tudo será simples realizações, sem vida plena e sem sentido. Igual a uma estrada que no fim percebemos que não nos levará a lugar algum ou uma rua sem saída.
Portanto, tudo será inútil, se Deus não estiver presente! Com a presença de Jesus o vale árido será um manancial, os montes serão aplainados, o lugar seco será coberto pelas chuvas da benção do Senhor!
Então, não desista, clame, busque, espere pela vitória do Senhor. Coloque-o em primeiro lugar em sua vida. Nada e nem ninguém pode ter o primeiro lugar em sua vida, a não ser o Senhor, o Todo-Poderoso, aquele que se compadece de nós!
Deus abençõe seu dia!

Pastora Fátima

segunda-feira, maio 10, 2010

Derrubando Gigantes e Indo Além!

Então Golias começou novamente a caminhar na direção de Davi, e Davi correu rápido na direção da linha de batalha dos filisteus, para lutar contra ele.
Enfiou a mão na sua sacola, pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão.
Então Davi correu, ficou de pé sobre Golias, tirou a espada dele da bainha e o matou, cortando com ela a cabeça dele. E assim Davi venceu Golias e o matou apenas com uma pedra. Quando os filisteus viram que o seu herói estava morto, fugiram.
Aí os soldados de Israel e de Judá correram atrás deles, gritando, e os perseguiram até a cidade de Gate e até os portões de Ecrom. Os filisteus caíram feridos pela estrada de Saaraim, até Gate e Ecrom.
1 Sm 17.48-52 (BLH)
Satanás está sempre disposto a ir ao seu encontro para fazer desandar a sua vida (“Então Golias começou novamente a caminhar na direção de Davi,” v.48).
Davi não teve medo de encontrar com o gigante! “Davi correu rápido na direção da linha de batalha dos filisteus, para lutar contra ele. (v.48)
Faça como Davi, não tenha medo de sair ao encontro das dificuldades para enfrentá-las no nome de Jesus!
A vitória de Davi foi muito especial! Lançou a pedra e o gigante caiu (v. 49). A Bíblia compara Jesus com a pedra fundamental! É com Ele que vencemos! O próprio Jesus afirmou: Sem Mim, nada podei fazer! Ele ensinou que tudo que pedirmos ao Pai em nome d´Ele, Ele nos daria!
Mas para Davi não bastou ver que o gigante caiu, ele tomou a espada do gigante e cortou-lhe a cabeça! (v.51).
Davi não ficou satisfeito com a primeira vitória, ele sabia que precisava ir até o fim! Ele também não comemorou imediatamente, ele foi até o gigante e lhe cortou a cabeça.
Deus pode não somente fazer cair o seu gigante, mas também lhe dar autoridade e ousadia para ir mais além. Não se acomode com a vitória que você já recebeu, Deus tem coisas surpreendentes para fazer em sua vida!
Quando o exército viu o que aconteceu, eles perseguiram os filisteus e tiveram também sua vitória. Sua vitória não será somente sua, as pessoas que estão a sua volta serão impactadas pela mudança na sua vida e também terão ousadia para prosseguir.
Que Deus abençõe sua vida e te dê uma semana vitoriosa!

Pastora Fátima

sábado, maio 08, 2010

Novo SD de Jovens do Distrito Litoral


A Federação Metodista de Jovens da 4ª Região Eclesiástica promoveu o encontro com os Secretários Distritais no dia 01º de maio, ocorrido nas dependências da Igreja Metodista Bela Aurora, na cidade de Juiz de Fora. A reunião teve como objetivo orientar as lideranças de cada distrito de nossa Região e traçar algumas diretrizes para que o trabalho com os jovens na vida da Igreja tenha a finalidade de cuidar, integrar e evangelizar.
O nosso amado irmão Humberto é o novo SD de jovens de nosso Distrito. Que o Senhor o oriente nesse novo desafio. Te amamos, Shuu!!!

sexta-feira, maio 07, 2010

Como um mãe que consola...


Mas o povo de Sião diz: O SENHOR nos abandonou; Deus nos esqueceu. O SENHOR responde: Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês.
O amor de Deus é comparado com o amor de uma mãe.
Is 49.14-15
A Bíblia considera que seja improvável uma mãe se esquecer de um filhinho que mama, mas ainda que isso acontecesse Deus jamais se esqueceria de nós.
Isaías 66.13: Assim como uma mãe consola seus filhos, também eu os consolarei...
Essa palavra na língua original que foi escrita aqui, no hebraico, quer dizer, “fazer puxar o fôlego”, é ajudá-la a respirar novamente, trazer alívio.
Consolar é ajudar uma pessoa oprimida e esmagada, porque não consegue mais puxar o fôlego; é ajudá-la a respirar novamente. Numa situação dolorosa, numa situação de medo. Não é isso que mães fazem? Se o bebezinho está perdendo o fôlego, engasgando porque mamou de mais, ou porque a criança machucou, e nós dizemos “vou dar um beijo que vai sarar”. Mães são em essência pessoas que consolam.
No Novo Testamento, Jesus se refere ao Espírito Santo como aquele que consola. No sentido que Jesus usou a palavra consolador significa aquele que é chamado para apoiar e sustentar,
A consolação é uma atitude de Deus: ″Eu, eu sou aquele que vos consola″. Is 51.12
Deus se apresenta hoje a você como uma mãe que consola, cuida e está ao seu lado. E Ele diz a você: jamais poderei te esquecer!
Talvez aquilo que a Bíblia considera improvável uma mãe se esquecer de um filho, tenha até acontecido com você, mas hoje Deus lhe diz: Eu jamais me esquecerei!
Deus te abençõe!

Pastora Fátima

quinta-feira, maio 06, 2010

Magnifica Graça

Por volta de 1750, John Newton era o comandante de um navio negreiro inglês. Os navios faziam o primeiro pé de sua viagem da Inglaterra quase vazios até que escorassem na costa africana. Lá os chefes tribais entregavam aos Europeus as "cargas" compostas de homens e mulheres, capturados nas invasões e nas guerras entre tribos. Os compradores seleccionavam os espécimes mais finos, e comprava-os em troca de armas, munições, licor, e tecidos. Os cativos seriam trazidos então a bordo e preparados para o "transporte". Eram acorrentados nas plataformas para impedir suicídios. Colocados lado a lado para conservar o espaço, em fileira após a fileira, uma após outra, até que a embarcação estivesse "carregada", normalmente até 600 "unidades" de carga humana. Os escravos eram "carregados" nos navios para a viagem através do Atlântico. Os capitães procuraram fazer uma viagem rápida esperando preservar ao máximo a sua carga, contudo a taxa de mortalidade era alta, normalmente 20% ou mais. Quando um surto de disenteria ou qualquer outra doença ocorria, os doentes eram atirados ao mar. Uma vez chegados ao Novo Mundo, os negros eram negociados por açúcar e melaço que os navios carregavam para Inglaterra no pé final de seu "comércio triangular."John Newton transportou muitas cargas de escravos africanos trazidos à América no século XVIII. Numa das suas viagens, o navio enfrentou uma enorme tempestade e afundou-se. Foi nesta tempestade que Newton ofereceu sua vida a Cristo, pensando que ia morrer.Após ter sobrevivido, ele converteu-se verdadeiramente ao Senhor Jesus e começou a estudar para ser um chamado Pastor”. Nos últimos 43 anos de sua vida ele pregou o evangelho em Olney e em Londres. Em 1782, Newton disse: "Minha memória já quase se foi, mas eu recordo duas coisas: Eu sou um grande pecador, Cristo é o meu grande salvador."No túmulo de Newton lê-se: "John Newton, uma vez um infiel e um libertino, um mercador de escravos na África, foi, pela misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, perdoado e inspirado a pregar a mesma fé que ele tinha se esforçado muito por destruir". O seu mais famoso testemunho continua vivo, no mais famoso das centenas de hinos que escreveu: Amazing Grace.
Extraído do blog: http://rodomar.blogspot.com/2007/09/histria-de-john-newton-e-amazing-grace.html.



Tradução em português:
Graça magnífica, tão doce o som
Que salvou um trapo como eu
Uma vez eu estava perdida, mas agora fui encontrada
Estava cega, mas agora eu vejo

Foi a graça que ensinou o meu coração a temer
E a graça alivou os meus medos
Tão preciosamente apareceu aquela graça
Acreditei no primeiro momento

Graça magnífica, tão doce o som
Que salvou um trapo como eu
Uma vez eu estava perdida, mas agora fui encontrada
Estava cega, mas agora eu vejo

Tradução: Mika Nakashima

Ver somente a Jesus!

Então eles olharam em volta e não viram ninguém, a não ser Jesus. Mateus 17.8.
Os discípulos Pedro, Thiago e João saíram com Jesus para o monte com o objetivo de orar e ficaram impactados pelo que viram.
Eles viram Jesus transfigurado: o rosto brilhava como o sol, suas roupa tornaram-se brancas como a luz.
Viram Jesus, Moisés e Elias
Viram uma nuvem luminosa
Ouviram uma voz vinda da nuvem dizendo: Este é meu filho amado, em quem me comprazo; a Ele ouvi.
Mas aquela experiência maravilhosa passou e ele então “olharam em volta e não viram ninguém, a não ser Jesus. Mateus 17.8.
O que você faz quando a festa termina? Ou seja, quando, as circunstancias não lhe são favoráveis?
Briga? Esperneia? Chora? Desiste? Joga a culpa nos outros? O que você faz quando o “mar não está prá peixe”? ou quando os “ventos não lhe são favoráveis”? O que você faz?
Você precisa levantar os olhos para ver Jesus!
Para ver Jesus é preciso pare de olhar para as coisas aqui debaixo.
“PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo, em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis, com ele, em glória”. Cl 2.1-4
Se você mantiver seus olhos aqui em baixo a única coisa que você vai ver é sofrimento, morte e dor. Eleve seus olhos!
Não é deixar de enxergar o que está acontecendo a nossa volta, mas quando olhamos para o Alto, encontramos as respostas, porque as respostas não estão nas pessoas, nem nas situações, mas nossa resposta está no Senhor, criador do céu e da terra!
Deus convida você hoje a olhar somente a Jesus! Abra seus olhos e veja!

quarta-feira, maio 05, 2010

Deus sustenta em meio à decepção!

Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado. Salmo 55.23
A pessoa que Deus usou para escrever essa exortação era alguém profundamente marcado pela dor. A história dele está no Salmo 55. Ele descreve seus sentimentos:
Está perplexo com sua dor: Atende-me e responde-me; sinto-me perplexo em minha queixa e ando perturbado,v.2 Está perturbado, atordoado.
Está com medo: Estremece-me no peito o coração, terrores de morte me salteiam v. 4, está em pânico.
Temor, tremor, horror: temor e tremor me sobrevêm, e o horror se apodera de mim. v.5
Vontade de fugir: Então, disse eu: quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso. Eis que fugiria para longe e ficaria no deserto. Dar-me-ia pressa em abrigar-me do vendaval e da procela. v.6-8
O que poderia ter acontecido com o salmista para que chegasse a essa situação? Ele conta o que aconteceu: Com efeito, não é inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia; mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo. Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à Casa de Deus. (v.13 e 14)
Amigos próximos o decepcionaram, pessoas a quem considerava seu irmão de fé. Pessoas maldosas, que não se arrependiam dos seus atos. Havia falsidade, linguagem aduladora, coração maligno: A sua boca era mais macia que a manteiga, porém no coração havia guerra; as suas palavras eram mais brandas que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas. (v. 22). Quem já passou por uma decepção sabe a dor de ser ferido por alguém que amava. Mas o que fazer diante da decepção? Tudo isso aconteceu com o salmista, mas qual foi sua posição diante de tudo isso?
Ele orava e invocação de proteção de Deus: Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará. (v. 16)
Ele decidiu continuar confiando em Deus: ... eu, todavia, confiarei em ti. (v.23)
Desenvolveu uma amizade com Deus apesar da desilusão com a amizade humana.
O que ele fez é o que hoje você deve fazer. Talvez seja essa sua situação, mas lembre-se Deus jamais lhe abandonará, jamais vai te enganar. Confia n’ Ele Ele te sustentará!
Deus te abençõe!

Restituição da Família

Em Lc 7.11-17, nós encontramos uma história muito triste, mas que termina de uma maneira maravilhosa!
Jesus estava entrando na cidade de Naim, uma multidão o seguia, de repente ele se depara com uma outra multidão, a que levava o filho único de uma viúva. Imagine a cena: uma multidão estava alegre porque estava ao lado de Jesus, onde os milagres estavam acontecendo, a outra estava em meio ao desespero e dor.
Quem sabe não é assim que você se sente? Como que em meio a um velório? Você olha para sua família e parece que tudo morreu: sonhos, amizade, companherismo, respeito, vida financeira. Mas sabe que nessa manhã, Jesus está entrando em sua casa! Ele pode te restituir seu lar!
Então, chegando-se, tocou no morto e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te. O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.
Lc 7.13-14. O pecado faz nossos relacionamentos morrerem, mas Jesus faz reviver.
Da mesma maneira que Jesus quis restituir o filho aquela mãe, ele quer restituir, entregar novamente seu lar a você!
Deus abençõe você!

segunda-feira, maio 03, 2010

Caminho da Graça


A Bíblia conta a estória de um rapaz que andou pelo caminho da destruição, arrogância, do pecado, mas um dia decidiu entrar no caminho da graça. Esta parábola está em Lucas 15:11-24:
11 E Jesus disse ainda: Um homem tinha dois filhos.
12 Certo dia o mais moço disse ao pai: Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança. E o pai repartiu os bens entre os dois.
13 Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha.
14 O rapaz já havia gastado tudo, quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade.
15 Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos.
16 Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
17 Caindo em si, ele pensou: Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome!
18 Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: Pai, pequei contra Deus e contra o senhor
19 e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores.
20 Então saiu dali e voltou para a casa do pai. Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou.
21 E o filho disse: Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!
22 —Mas o pai ordenou aos empregados: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés.
23 Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar
24 porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado. E começaram a festa.

O pedido daquele filho, segundo os costumes da época, era o equivalente a desejar a morte do pai. Ele não quis somente a divisão da herança, porque o pai poderia viver do usufruto, ele quis dispor de sua parte. Seu pedido não podia esperar até que o pai morresse. Ele rompeu com seu pai, sua família, amigos e com Deus.
Quando perdeu tudo, poderia simplesmente colocar um fim em sua vida, mas ele decide tomar o caminho da graça.
O que é o caminho da graça? A graça de Deus é simplesmente Deus vindo à posição do pecador para tomar sobre Si a conseqüência dos pecados do pecador. ... Graça é Deus trabalhando em favor do homem. (Watchman Nee). Na verdade, eu entro pelo caminho da graça porque Alguém já o preparou para mim! É isso! Deus preparou esse caminho para o ser humano, porque por nós mesmos nós não conseguimos encontrar.
Para entrar no Caminho da Graça é necessário três condições:
A PRIMEIRA CONDIÇÃO: É CAIR EM SI
Caindo em si, ele pensou: Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome! v. 17.
É perceber onde estamos. Qual é a sua situação hoje? Aquele moço viu sua situação: chegou ao fundo do poço, a ponto de querer se alimentar das comidas dos porcos e nem isso ele podia. Só é possível entrar no caminho da graça quando chego ao fundo do poço, ou o “fundo do eu posso”, enquanto achamos que podemos alguma coisa, não entraremos pelo caminho.
A SEGUNDA CONDIÇÃO: TER ATITUDE
(v.18): “Levantar-me-ei e irei ter com o meu Pai”.
Ele tomou a decisão. Não adianta ter conhecimento de sua situação, saber em que ponto você está, sem tomar uma decisão firme e correta. Vou me levantar!
Tudo começou com uma atitude, que é um sentimento interior que se expressa pelo comportamento exterior. Ele se levantou primeiramente dentro de si. Ao decidir ir ter com o Pai, ele teve uma atitude positiva. Poderia simplesmente não fazer nada e acabar morrendo naquela situação.
A TERCEIRA CONDIÇÃO: ARREPENDER-SE
(v.18): “E dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante Ti”.
Arrepender-se é reconhecer sua condição e decidir regressar ao caminho correto.
O arrependimento começa com a confissão. A confissão deve ser resultado de um coração quebrantado diante da realidade do seu pecado.
“Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados.” (Salmo 32:5).
Jesus afirmou que Ele é o caminho! Você pode hoje entrar por Ele!
Talvez você pensou ou está pensando em acabar com sua própria vida por não ver solução para seus problemas. Em vez de desistir de viver, você pode entrar pelo caminho da graça, ter uma atitude correta e encontrar-se hoje com os braços do Pai!
Deus abençõe você!

Pastora Fátima