quarta-feira, maio 12, 2010

Confiança na Adversidade

Salmo 127
O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?
Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem.
Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.
Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.
Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.
Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao SENHOR.
¶ Ouve, SENHOR, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me.
Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a tua presença.
Não me escondas, SENHOR, a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu és o meu auxílio, não me recuses, nem me desampares, ó Deus da minha salvação.
Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.
Ensina-me, SENHOR, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam.
Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade.
Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes.
Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.

Os salmos são orações que expressam o momento que o escritor estava vivendo. E no Salmo 27 o salmista conta a Deus a sua dor.
Havia “malfeitores” cujo objetivo era o destruir.
Ele chama essas pessoas de “meus opressores, inimigos, adversários”.
Estava se sentindo cercado pelos seus inimigos e correndo o risco de estourar uma guerra contra ele.
Estava sendo vigiado e falsas testemunhas estavam se levantando contra ele, dizendo mentiras.
Até mesmo sua família parecia tê-lo abandonado.
Em meio a tudo isso o Salmista afirma: “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?”
Para ele em meio a toda tribulação, Ele sabia quem era Deus!
Luz: Deus é a luz no meio das trevas
Salvação: A única solução para quem está perdido. Deus nos salva do pecado, do mal e do inferno.
Fortaleza: Uma fortaleza é uma estrutura arquitetônica militar projetada para a guerra defensiva. Em meio a guerra posso me esconder nele! É Deus que me defende!
Diante de todas as dificuldades e por causa do correto conhecimento que ele tinha de Deus, tomou a seguinte decisão: “Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo” (v.4).
Vou morar na Casa de Deus! Ela se importava com o local de culto, sim, com certeza. Mas é mais do que isso. Casa de Deus é o lugar aonde Deus está, é a presença de Deus. A Bíblia diz que todos que nasceram de novo, que entregaram suas vidas a Jesus, se comprometeram com Ele, são habitação de Deus, morada do Altíssimo, templo do Espírito Santo. Estar na casa de Deus significa permitir que a presença de Deus em nós possa se manifestar em todas as situações, em meio aos conflitos, dificuldades, adversidades. Se Deus está em mim e agindo por mim, porque vou ter medo? Se Deus é por nós, está em nós, quem pode ser contra nós?
Está aí o segredo de vencer o medo das circunstancias, pessoas ou adversidades: crer que Deus habita naquele que crê. É essa fé que vence o mundo. Sua fé no Senhor te levará a vencer não somente o medo, mas o seus inimigos.“Deus é amor...No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” I João 4. 8 e 18.
Espere no Senhor, Ele virá ao seu socorro! Deus te abençõe nesse dia!

Nenhum comentário: