quinta-feira, maio 20, 2010

O Chamado de Jesus

Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores.
Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.
Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.
Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
Lc 9.57-62
A primeira pregação de Jesus foi: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Jesus inaugurou o reino de Deus. O reino de Deus é o governo de Deus sobre a vida humana, onde Ele faz a sua vontade.
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Rm 14.17. Jesus viveu o Reino de Deus. Os discípulos de Jesus fazem o mesmo que Ele fez vivem o Reino de Deus. E aqueles que O seguem devem fazer o mesmo: viver no centro da vontade de Deus.
Esse governo de Deus é hoje, mas acontecerá em toda a sua grandeza, abraçando toda essa terra quando Jesus voltar. Por que hoje é um convite, mas na volta de Jesus, todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que Jesus é o Cristo, o Salvador e Senhor.
Há nesse texto 3 discipulos, 3 situações e 3 respostas de Jesus. Somos convidados, cabe a nós responder a esse chamado. Jesus não obriga você a fazer uma aliança com Ele, nem aceitar seu convite para ser seu discípulo, Ele convida, cabe a você responder.
O primeiro aceitou e afirmou que O seguiria aonde quer que Jesus fosse.
O segundo aceitou, mas pediu para primeiro sepultar seu pai, não quer dizer que o mesmo estivesse morto, mas que esperaria falecer para depois seguir a Jesus.
O terceiro também aceitou mas pediu para primeiro conversar com a família.
O que isso nos parece?
Ao primeiro Jesus vai revelar o que passava no coração daquele discípulo. No intimo aquele discípulo temia uma situação de desconforto, de perder seu lugar seguro. Jesus o confronta dizendo que não tinha onde reclinar a cabeça. Assim mesmo queres me seguir? Diz que me segues por onde quer que fores, mas ainda tem medo no seu coração? E você? Aonde você iria com Jesus?
Mt 11.12: “o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”. Jesus mostra que antes de segui-lo temos que avaliar o preço desse propósito. Por que o reino dos céus é um prêmio que vale o esforço.
Ao segundo Jesus o confronta dizendo pare de se desculpar, jogando a culpa para a sua família! Está dizendo que tem algo mais importante do que ser meu discípulo? Quer me seguir? Então vá! Mas não fique se justificando, colocando a culpa em sua família!
Sua família não pode lhe impedir de seguir a Jesus. Pode criar barreiras? Sim. Pode tentar impedi-lo de viver na comunhão do corpo de Cristo, de ir a igreja? Sim. Mas não podem deter a ação do Espírito Santo em sua vida! Nem podem impedi-lo de tomar as decisões corretas, baseadas na Palavra de Deus.
Ao terceiro, Jesus detectou um desejo de olhar para trás, ainda ansiando por tocar no que ficou para trás. Afirmava seguir a Jesus, também estava demonstrava preocupação com a família, mas havia um sentimento de algo importante estava sendo deixado e isso o incomodava.
Todas as vezes que você da um passo para frente, está deixando algo para trás.
Não será possível arar a terra (preparar o terreno para lançar a semente) e olhar para trás, você sairá do caminho, corre o risco de se acidentar.
Por isso, Jesus afirma não será possível para aqueles que me seguem, olhar para trás. A mulher de Ló olhou para trás e virou estátua de sal. Todo discípulo que começa a olhar para trás é neutralizado por Satanás.
Hoje, Deus está perguntando a você:
Jesus pagou o preço da missão com sua própria vida. E está me chamando para segui-Lo. O que vou fazer?
Vou abrir mão de tempo, bens, pessoas, sofrer o dano, pelo nome de Jesus?
Vou colocar Jesus verdadeiramente em primeiro lugar em minha vida?
Vou olhar para trás, me apaixonando novamente pelo que deixei?
Deus te abençõe nesse dia!

Pastora Fátima

Nenhum comentário: