quarta-feira, julho 28, 2010

Jesus, o Libertador

No mês de junho uma escola em Itatira, no interior do Ceará, foi para noticiário nacional: alunos viram um vulto e entraram em transe, numa única noite, 25 alunos foram levados ao hospital (você pode conferir http://www.youtube.com/watch?v=jLbDrg6arOk). Foi uma manifestação coletiva de espíritos maus. Me lembrei da história relatada em Marcos 5.1-15:
Jesus e os discípulos chegaram à região de Gerasa, no lado leste do lago da Galiléia.
Assim que Jesus saiu do barco, foi encontrar-se com ele um homem que estava dominado por um espírito mau.
O homem vinha do cemitério, onde estava morando. Ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo usando correntes.
Muitas vezes já tinham amarrado as suas mãos e os seus pés com correntes de ferro, mas ele quebrava tudo, e ninguém conseguia dominá-lo.
Passava os dias e as noites nos montes e entre os túmulos, gritando e se ferindo de propósito com pedras.
Ele viu Jesus de longe, correu, caiu de joelhos diante dele
e gritou: —Jesus, Filho do Deus Altíssimo! O que o senhor quer de mim? Em nome de Deus eu peço: não me castigue!
Ele disse isso porque Jesus havia mandado: “Espírito mau, saia desse homem!”
Jesus perguntou: —Como é que você se chama? Ele respondeu: —O meu nome é Multidão, porque somos muitos.
E pedia com muita insistência a Jesus que não expulsasse os espíritos maus para fora daquela região.
Acontece que num morro perto dali havia muitos porcos comendo.
Os espíritos pediram a Jesus com insistência: —Nos mande ficar naqueles porcos; nos deixe entrar neles!
Ele deixou, e os espíritos saíram do homem e entraram nos porcos. E estes, que eram quase dois mil, se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram.
Os homens que estavam tomando conta dos porcos fugiram e espalharam a notícia na cidade e nos campos. Muita gente foi ver o que havia acontecido.
Quando chegaram perto de Jesus, viram o homem que antes estava dominado por demônios; e ficaram espantados porque ele estava sentado, vestido e no seu perfeito juízo.

Enquanto esperam o julgamento ou o Dia do juízo os demônios gozam de certa liberdade para exercerem seus maus tratos na terra, preferencialmente possuindo pessoas, tomando sua consciência.
Em Ap 9.5 os demônios são comparados a gafanhotos que fazem os homens sofrer sem leva-los a morte. Andam em bandos e destroem tudo aonde chegam.
Aquele homem, cujo nome nós não sabemos estava possuído por espíritos malignos. Vivia no cemitério, andando em meio aos cadáveres. Ninguém conseguia aquieta-lo. Ao ser preso com cadeias e correntes de ferro, conseguia arrebenta-las. Não havia sossego para sua alma (v. 5). Andava de dia e de noite. Gritava. Ferindo-se com pedras.
Os demônios conhecem a Jesus, sabem que Ele é o Filho de Deus, reconhecem o Seu domínio. Os seres humanos se recusam a crer, mas o império do mal sabem quem é Jesus e ao serem confrontados com o nome de Jesus, são tomados de pavor. (v.7).“Atormentar- nos antes do tempo”: é uma referencia ao juízo de Deus.
Os demônios atormentam as pessoas e as escravizam. Levam as pessoas a atitudes de auto-destruição. É o grande promotor e propagandista da ansiedade.
O homem é fraco e deixa-se enganar pela astúcia do diabo. Ferindo a si mesmo e a outros seguindo instruções do diabo, muitas vezes sem perceber. Mas é esse homem, fraco e que se deixa enganar pelo diabo, que também tem o poder de decisão de clamar e gemer por ajuda. Pedir ajuda a quem? A Jesus!
Quem é Jesus? Jesus é o libertador por excelência! Aquele que ordena e os demônios obedecem. É o Filho do Deus Altíssimo.Aquele que liberta do pecado, que é a porta de entrada dos espíritos malignos.
Jesus é o que tem compaixão da família (v.19). Após ter visto tanto sofrimento, a familia deve ser a primeira a ver e a ouvir a transformação que Cristo operara naquele homem.
Não importa o qual preso você possa estar, Jesus pode e quer libertar!
Deus te abençõe!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pastora,então qndo vemos pessoas destruidas ,perambulando pelas ruas ou mesmo não demonstrando fisicamente,podem estar dominadas por espírito malígnos,pq o q o demõnio quer é levá-las ao sofrimento e a morte.Esta palavra pra nós é um alerta,pra q passamos a orar mais e levar a Palavra de Deus a toda a criatura,pra q o demõnio seja derrotado em nome de Jesus.Q DEUS a abençoe a cada dia,e sejas sempre um canal de Deus no meio de um povo tão sofrido e carente de palavras como esta.

Anônimo disse...

Pastora,então qndo vemos pessoas destruidas ,perambulando pelas ruas ou mesmo não demonstrando fisicamente,podem estar dominadas por espírito malígnos,pq o q o demõnio quer é levá-las ao sofrimento e a morte.Esta palavra pra nós é um alerta,pra q passamos a orar mais e levar a Palavra de Deus a toda a criatura,pra q o demõnio seja derrotado em nome de Jesus.Q DEUS a abençoe a cada dia,e sejas sempre um canal de Deus no meio de um povo tão sofrido e carente de palavras como esta.