sexta-feira, setembro 22, 2006

Prá não dizer que não falei em namoro (Parte 1)

Vamos publicar aqui uma série de textos, baseado no livro "Abrindo o Jogo sobre o Namoro", de Caio Fábio. Então não deixe de ler, todos os dias, ok?
Quando o Namoro é Prejudicial?

Uma antiga lenda: “Originalmente, o homem e a mulher eram um só ser. Entretanto durante o curso da historia, eles foram separados, divididos ao meio. Desde então, até agora, cada qual está a procura da parte perdida para que a ela possa se unir novamente.” Talvez possamos definir namoro como a tentativa de encontra nossa metade. Mas nesta procura cometemos erros, e podendo ser inclusive prejudicial. Segue uma lista de tipos de namoro que podem ser prejudiciais:
Namoro Prematuro:
Prematuro, fora do tempo: o relacionamento afetivo declarado e comprometido, que se concretiza prematuramente, dificilmente será edificante.
Um namoro iniciado aos 14 anos é um caminho propicio para ciúmes desmedidos e um estimulante poderoso para a prática da masturbação. Alem dos pensamentos perdidos, perda do estimulo para os estudos e ansiedade quanto a chegada da plena consumação dos sentimentos em “atos amorosos”.
Namoro Longo
Gera o chamado “ponto de tensão”: expectativa grande pelo casamento pode terminar em sexo fora do casamento.
Recomendação bíblica: tempo de abraçar, tempo de afastar-se de abraçar, Ec 3:5
Como esperar então? Tendo uma vida quebrantada diante do Pai, em oração constante, seguindo a recomendação do profeta: “ponha a sua boca no pó” (Lm 3:27 a 29).
Namoro Leviano
Leviano é o que não procura refletir antes de agir, que não esta preocupado com os sentimentos nobres e que muda de opiniões, comportamentos e atitudes rapidamente.
Namoro não significa casamento; mas deve pensar pelo menos que pensam em casar. Entregar a mão, o rosto, os lábios e o tempo a uma pessoa com quem não se pensa em casar é pecado. Rm 14:5b e 23
Não se deve começar um namoro sem uma avaliação seria e nem terminá-lo por qualquer motivo ou por outra aventura que se suponha mais emocionante (Jr 2:36 e Pv 26:18, 19).
Continua amanhã

Nenhum comentário: