segunda-feira, setembro 04, 2006

Qual sua escolha: loucura ou unidade?

Certa vez um emissário do Governo foi a um manicômio. Ao terminar a visita, indagou sobre quantos pacientes achavam internados naquela instituição. "Uns 800", responder o diretor. "Tantos assim, então deve haver um grande corpo clinico responsável, além de muitos assistentes para controlar essa gente", respondeu o emissário. "Não, não muitos", asseverou o diretor. "Mas suponhamos", insistiu o representante do governo, "que todos os dementes se unam contra vocês, seria o caos". O diretor sorriu maliciosamente e respondeu: "Isso é o que menos nos preocupa: os loucos nunca se unem".
Essa estória me fez refletir sobre nossa unidade como Corpo de Cristo. Jesus afirmou que a casa dividida, não subsisti (Mc 3.25). Sem unidade, não passaremos de loucos, uma babel, cada um falando uma lingua diferente.
Ao lermos sobre o Pentecoste, vemos o Espírito de Deus movendo sobre a Igreja de tal maneira que deu a cada o dom de entenderem o que o outro estava dizendo, mesmo ouvindo sons diferentes. No Pentecostes (At 2), ocorreu o contrário do que aconteceu na construção da torre de Babel (Gn 11). Em Babel, o objetivo era a fama, o ser reconhecido. No Pentecostes, o nome de Jesus foi glorificado, pessoas reconheceram o poder de Deus. O holofote não estava nas pessoas, o foco era o Senhor Jesus.
Quando estamos em busca de interesses pessoais, reconhecimento (ainda que seja uma necessidade humana ser reconhecido - mas, devemos deixar que outros reconheçam e não sairmos em busca do mesmo), fama, prestigio, poder, perdemos a visão para a qual o Senhor nos chamou. É desta busca individualista que surgem as divisões. Quando começamos a falar uma linguagem comunitária, humilde e de serviço, o nome de Jesus é engrandecido e honrado.
As divisões que vemos hoje no Corpo de Cristo só serve para nos apresentar diante da sociedade como um grande manicomio.
Então, lute pela unidade! Como? Comece hoje a orar pela unidade do Corpo de Cristo, seja humilde, não busque seus próprios interesses, suporte os mais fracos na fé e revista-se amor e perdão.
Que seu dia seja iluminado pela presença do Pai! No amor de Cristo,
Pastora Fátima

Nenhum comentário: