terça-feira, outubro 17, 2006

Por que renovar a nossa aliança com Deus?

Aliança significa “ato ou efeito de aliar, de promover pacto, de unir, combinar, harmonizar, de ligar”. A Bíblia relata os diversos momentos onde Deus convidou seu povo a fazer uma aliança com Ele. Nesses textos Deus está sempre convidando seu povo a voltar-se para Ele, humilhar-se perante sua presença e servi-Lo com alegria.
O convite para renovar a aliança é baseado na graça de Deus. Sem ela não seria possível a renovação da nossa aliança com o Pai. No contexto bíblico, a palavra "graça" está relacionado com o favor imerecido de Deus a favor da humanidade (Rm 5.21 e 6.14).
Originalmente significa a benevolência do superior para com o inferior. "É uma qualidade do superior que "olha benevolamente, que se inclina favoravelmente”. Designa uma atitude da pessoa, favorável, aberta, que quer bem e que nutre simpatia para com a outra. " Quando se diz que "achou graça a seus olhos" - não é boa nem benevolente porque o outro o foi, mas porque assim é por atitude.
É ação que sai de dentro, é modo de ser, não é re-ação face à bondade dos outros.
A graça está por trás de todo o trabalho de Deus. É a Graça Divina que atuou na criação e providência. É pela graça que possuímos a consciência que nos capacita para distinguir o bem e o mal. Os seres humanos que rejeitam a vontade Deus estão afastados da vontade divina e deles próprios. A graça de Deus dá capacidade de responder à salvação oferecida através de Jesus Cristo.
Lutero definiu graça como “a benevolência ou o favor de Deus que ele tem em si mesmo em relação a nós, o que o leva a derramar em nós a Cristo, o Espírito com suas dádivas” (Rom 5:15). ação de Deus perfeita e própria daquele que domina sobre todo o Universo.
Falar do amor de Deus é falar da graça; falar da graça é falar em termos relacionais, da relação amorosa de Deus com a humanidade. Graça é uma iniciativa de Deus para renovar o mundo. Por isso, não é possível falar em renovação da aliança com Deus sem que compreendamos que isso só pode ser possível pela graça de Deus, que nos alcançou.

Pastora Fátima
(Palestra ministrada no Retiro de Louvor e Adoração - dia 14/10/2006 - manhã)

Nenhum comentário: