quarta-feira, outubro 18, 2006

Renovação da Aliança promovida por Josias

Josias tornou-se rei aos 8 anos de idade (22:1 e 21:24). Ele não havia aprendido como seguir o Livro da Lei, pois durante o reinado de seu avô e de seu pai o costume de consultar a Deus não era observado. De acordo com 2 Reis 21:11, 17 e 21:21-22, Manassés (avô) e Amon (pai) não andaram no caminho do Senhor e fizeram o que era mau perante os olhos do Senhor.
No 18º ano de seu reinado, Josias decidiu fazer uma reforma no Templo de Jerusalém (22:5), quando foi encontrado o Livro da Lei no meio dos escombros (22:8). A expressão “o Livro da Lei” faz referência ao livro de Deuteronômio. Josias tinha 26 anos de idade quando isto aconteceu e, ao tomar conhecimento das palavras contidas no livro, decidiu renovar a aliança com Deus (23:3). Podemos tirar do texto bíblico e da experiência de Josias alguns frutos decorrentes da renovação da aliança:
a) “Tendo o rei ouvido as palavras do Livro da Lei rasgou as suas vestes” (22:11).
- Rasgar as vestes: arrependimento, reconhecimento da distancia que havia entre Josias e a Palavra de Deus é acompanhado de atitudes de arrependimento e quebramento.
- Arrependimento é a evidencia de que o rei queria viver uma nova vida fundamentada nos termos da aliança.
- Toda renovação da aliança com Deus começa com confissão de pecados e arrependimento. Sem essa atitude, será vão dizer que estamos renovando nossa aliança com Deus.

b) “Ide consultai o Senhor por mim... acerca das palavras deste livro” (22:13)
- As orientações do Livro da Lei deixaram de ser cumpridas pelo avô e pai de Josias. Agora o rei, aos 26 anos de idade, consulta a Deus para conhecer a Sua vontade e assumir os comprometimentos da aliança.
- Descobre a veracidade da Palavra de Deus: (Dt 6:1,7 e 20-25).
- Renovar a aliança é redescobrir a Palavra do Senhor. É dar prioridade a ela, buscando o crescimento que temos quando conhecemos a Palavra do Senhor.

c) “O rei se pôs de pé junto à coluna e fez aliança ante o Senhor...” (23:3)
- Josias convocou todo o povo, do menor até o maior, e leu o Livro da Lei para todos (23:1-2). Como fruto da leitura, Josias assumiu compromisso de seguir, guardar e cumprir os mandamentos, os estatutos e as palavras contidas no Livro da Aliança (23:3).
- A renovação de votos significou compromissos assumidos com os termos da Aliança.
- A renovação da aliança gera compromisso missionário, desejo de se comprometer com Deus e de que outros venham a se comprometer através do testemunho pessoal.

d) “... que tirassem do templo do Senhor todos os utensílios dedicados a Baal...” (23:4)
- Josias realizou a purificação do Templo, destruindo os deuses estranhos, os objetos consagrados como ídolos (23:4, 12) e fechando as casas da prostituição cultual (23:7)
- Restabeleceu o culto, destruindo os ídolos e imagens espalhados pelas cidades e aldeias e destituindo os sacerdotes impuros (23:5).
- O povo que estava presente em Jerusalém e que acompanhou a leitura do Livro da Lei, quando o rei renovou os compromissos com Deus, “anuiu a esta aliança” (23:3).
- Arrepender-se sem decidir por uma mudança de mente e atitude não produz fruto. É necessário produzir frutos dignos de arrependimento. Renunciar aos ídolos, buscando uma vida de santidade pessoal, sem a qual ninguém verá o Senhor.

e) “Celebrai a Páscoa do Senhor...” (23:21)
- Páscoa: recordação do livramento que Deus operou no meio do Seu povo, tirando-o da escravidão do Egito e levando-o à Terra Prometida, para louvar e servir ao Senhor em liberdade.
- Relembrar o livramento é um ato de louvor e reconhecimento do Poder de Deus e do Seu Senhorio.
- Josias celebrou a Páscoa logo após a renovação da aliança. A Páscoa era estatuto em Israel, assim como para nós é a Ceia do Senhor.
- A renovação da aliança gera compromisso com o culto a Deus, o qual expressamos diariamente através de nossa adoração individual e na vida da igreja.

Que a mesma renovação da aliança que aconteceu no tempo de Josias, possa acontecer conosco, nos fazendo aproximar mais do Senhor e de sua vontade!

Pastora Fátima (parte do estudo ministrado no Retiro de Louvor e Adoração)

Nenhum comentário: