sábado, outubro 14, 2006

Povo calado, povo dominado!

Certa vez um trabalhador rural, chamado Amós, saiu de sua roça, um lugar chamado Tecoa e foi até Samaria, que era capital de seu país e começou a andar pelas ruas da cidade. À medida que percorria a cidade, percebeu a pobreza e miséria, viu a indiferença dos mais ricos. Andou um pouco mais e viu os comerciantes que procediam desonestamente, onerando os preços e roubando na balança. Viu também os juizes aceitando suborno, favorecendo os ricos e o governo festejando com o melhor do vinho, mas sem se condoer com a fome do seu povo. Também viu mulheres alcoólatras, pai e filho mantendo relações sexuais com uma mesma mulher e grandes celebrações religiosas. E ele ergueu sua voz e começou a mostrar ao povo o que estava acontecendo e que esta não era à vontade de Deus: “Poderão correr cavalos na rocha? E lavrá-la com bois? No entanto, haveis tornado o juízo em veneno e o fruto da justiça, em alosna”. Em pouco tempo, Amós foi advertido e acusado de conspirador, possivelmente após ter cumprido sua missão tenha voltado para sua roça. Esta história está na Bíblia, no livro que levou o nome deste homem do campo, Amós.
O que Amós viu não é muito diferente do que temos visto em nossa sociedade. Mas o que chama atenção na história de Amós, é que ele era uma pessoa simples, um homem do campo, que não se acomodou, não se calou. É comum a referência ao povo brasileiro como um “povo sem memória” ou “acomodado”. É verdade também que a desigualdade social traz apatia. Mas é hora do povo brasileiro se levantar. Quando a maioria silencia, uma minoria toma decisões e fala em nome da maioria silenciosa.
Amós anunciou a vontade de Deus. Como na época do profeta, Deus não compartilha com a injustiça, com a omissão de nossos governantes que provocam pobreza e miséria, com a impunidade, com os mensalões e tantos outros escândalos que temos visto nos últimos meses. Está chegando mais uma vez a hora de votar. É preciso pensar bem e clamar ao Senhor! A Palavra de Deus para nós hoje é: “Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e, assim, o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis” (Amós 5.14).
Pastora Fátima

Nenhum comentário: