quinta-feira, outubro 05, 2006

SURPRESAS!!!

Na semana passada, fomos surpreendidos com a queda do avião da Gol. Centenas de famílias desesperadas, em busca de notícias, dor e luto. Isso nos faz pensar em quantas surpresas a vida nos reserva. Algumas são boas, outras são más. Mas, pode haver algo nas tribulações que nos surpreenda, além do fato que nos trouxe a aflição? Paulo, o apóstolo, achava que sim. Por isso, ao escrever aos coríntios revela três surpresas que encontramos no sofrimento:
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados;perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; 2 Co 4.7-10
A primeira surpresa que encontramos é que a força de Deus contrasta com a fraqueza humana :
O tema da força de Deus em contraposição a fraqueza humana é encontrado muitas vezes nos escritos do apostolo Paulo. Um dos textos mais conhecidos sobre a o poder de Deus em contraste com nossa força está em Fp 4:13: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Paulo relembra o relato da criação, somos pó (poeira, terra, argila, barro), afirma que somos como vasos de argila, que podem ser quebrados facilmente e deixar transparecer o que está dentro de nós. Relembra quem somos, de onde viemos e quem é Deus. Ao falar do poder de Deus usa a palavra excelência (que somente aparece três vezes no NT), que significa superioridade, suficiente, preeminência.
Por que podemos considerar esta uma das surpresas da tribulação? Será que não nos parece tão claro que Deus é superior a nós? Infelizmente, muitas vezes Deus precisa nos lembrar que Ele sabe mais do que nós, que pode mais do que qualquer governo, metereologista ou analista econômico.
O barro quebra-se com facilidade, ao quebrar deixa a mostra o que tem dentro. O que temos dentro de nós? A vida de Cristo está presente? Quando o sofrimento nos quebra o bom perfume de Cristo transparece? Ou aparece o mau cheiro da raiva, do ódio, da vingança, da injustiça, do mal?
Você pode pensar sobre isso no dia de hoje? Amanhã, continuaremos com a segunda surpresa que encontramos nas tribulações. Até lá e fiquem na paz do Senhor!

Nenhum comentário: