sexta-feira, outubro 06, 2006

SUPRESAS! Parte 2

A segunda surpresa que encontramos nas tribulações é a:
Capacidade que Deus coloca em nós para lutarmos.
Paulo usa palavras, nos versos 8 a 9, retiradas do vocabulário das lutas atléticas. Um atleta romano não abandonava a luta, ou lutava para ganhar ou morreria. No filme Gladiador, vemos isto.
São palavras fortes! De um lado temos: atribulados por todos os lados, colocados em extrema dificuldades, perseguidos, prostrados em terra. Mas do outro, tem a certeza de não somos esmagados, nem vencidos pelos impasses, nem abandonado e muito menos aniquilados. Paulo deve ter assistido as lutas romanas e ao escrever traz a memória o estado em que os lutadores saiam do estádio, resistindo até o fim.
Deus nos dá condições de lutarmos, não com as armas do pecado ou da maldade. Mas o seu Espírito nos dá discernimento para lutarmos e não sermos esmagados ou aniquilados, não nos deixa sentir abandonados e nem vencidos pelo impasse.
Esta é uma surpresa que só podemos sentir quando tudo passou e percebemos que estamos vivos, a vida nos foi restituída e, então, que podemos celebrar ao Senhor, que não nos deixa só!

Nenhum comentário: