quinta-feira, outubro 12, 2006

Rede de Proteção

Uma rede de proteção à criança precisa ser formada por todos os segmentos da sociedade. A própria lei nos lembra disso:“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”(Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Nº 8.069, Art. 3º).
Cada pedaço de corda que forma essa rede precisa desempenhar sua função. Quando um segmento não funciona, é como se uma das cordas apodrecesse, enfraquecendo a rede. Assim, os elementos que formam uma rede de proteção à criança são:
Igreja:É a referência de comunidade e comunhão. Quando ativa, a igreja nos mantém no foco correto quanto ao cuidado da criança e do adolescente em risco. Na igreja, a criança pode descobrir a vida planejada por Deus para ela.
Família:É a célula principal da sociedade. É na família que a criança é moldada, pois apresenta os primeiros modelos de vida. Cabe à família cuidar da criança, protegendo-a e lutando pela sua dignidade.
Escola:Tem o papel essencial de ensinar a criança sobre o mundo e estimulá-la a desenvolver suas capacidades.
Estado:Tem a obrigação de proporcionar um ambiente em que os direitos e deveres da criança sejam respeitados.
Organizações da sociedade civil:Braço direito das autoridades. Ajudam a levar e cobrar dignidade às crianças discriminadas pela sociedade e desprovidas de seus direitos e deveres.
Amigos e vizinhança:Compõem a rede de proteção pessoal da criança. São fundamentais para o seu crescimento sadio.

Extraído do site da Revista Mãos Dadas: www.maosdadas.net

Nenhum comentário: