quinta-feira, abril 15, 2010

Ao Cheiro das Águas


Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco,ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. Jó 14:7-9
Esse texto está inserido no discurso de Jó, um homem ferido. Mas quem era Jó?A Bíblia diz que ele era:
-Um homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal.
-Um dia uma grande tragédia se abateu sobre ele:
1)Perdeu bois, jumentas, camelos uma grande reviravolta financeira.
2)Num grande incêndio perdeu ovelhas e servos(empregados)
3)Foi saqueado e roubado
4) Seus 10 filhos estavam juntos num grande banquete, veio um furacão (grande vento da banda do deserto) e todos morreram.
5) Sua saúde foi atingida: tumores malignos da planta do pé até o alto da cabeça, estava cheio de vermes e de crostas terrossas (7:5), sofria de insônia.
Ou seja, Jó estava quebrado. Em seu desespero Jó alega que o destino das árvores é melhor que o dos homens, pois elas podem brotar de novo, um pouco antes dessa afirmação, Jô havia dito: Queres aterrorizar uma folha arrebatada pelo vento? E perseguirás a palha seca? Jó 13.25. Jó estava acusando a Deus de aterroriza-lo, de persegui-lo com sofrimento, sentia-se como uma folha de árvore, uma palha seca.
O sofrimento nos corta, dilacera e traz desesperança. Quando sofremos somos tentados a sermos:
1-Apáticos, indiferentes e insensíveis. Uma fuga.
2-Masoquistas: prazer em sofrer. Acostuma-se com a dor e passa a gostar dela.
3-Superquestionadores: “se Deus não me der uma explicação detalhada, clara eu me decepciono e rompo com ele”
4- exagerados: dramatizar
5-fixação: recusar qualquer alivio.
6-amargura: misto de decepção, ódio, ira e agressividade.
Jó estava dizendo que nem mesmo era como uma árvore, mas como uma folha seca, porque para a arvore pelo menos há esperança. A arvore é podada, maltratada mas teima em renascer. Sua raiz pode envelhecer, mas ao sentir o “cheiro” das águas brota e dá ramos como se fosse planta nova.

Se para uma árvore há esperança, existe esperança para aquele que sofre? Essa era a pergunta de Jó, e pode ser hoje a sua pergunta.
A Bíblia diz que somos como árvores: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como árvore plantada junto às águas...”. Jr 17: 7,8
A Palavra de Deus ensina que confiar no Senhor traz benção e não desgosto. Bendito é abençoado. Em meio ao sofrimento, é uma necessidade continuar confiando, crendo que Deus pode trazer o alivio, a cura, a restauração, a solução. Quem coloca a sua confiança no Senhor é abençoado!
Como árvore que é podada e renasce assim é aquele/a que coloca sua esperança no Senhor. Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes. Is 30.15
Se a sua raiz envelheceu, secou Aquele que é a água da vida, Jesus, está bem próximo hoje para reacender a esperança. Porque resta esperança para você!
Como a arvore renasce, a presença de Deus nos faz renascer, viver, brotar. Brotar: significa dar início a uma nova vida.
Jó viveu e teve sem vida reconstruída e no final do seu livro afirma: “Bem sei que tudo podes”. Deus tudo pode e nenhum dos planos pode ser frustrado! Somente confie e você verá a salvação do Senhor!
Deus te abençõe

Pastora Fátima

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa palavra pastora; que Deus continue a usa-la neste tão honroso ministério.

Pb Manoel