quarta-feira, abril 21, 2010

A Difícil Arte de Permanecer Casado


Estou postando hoje, mas corresponde ao Programa Palavra de Vida do dia 20 de abril de 2010:
Se você é solteiro e pensa que é difícil casar, eu quero dizer que está enganado. Difícil não é casar, difícil é permanecer casado!
“Digno de honra entre todos seja o matrimonio” Hb 13.4
Casamento é um passo sério na vida de um homem e de uma mulher. E Deus leva muito a sério o casamento, tanto que Jesus afirmou: “O que Deus ajuntou não separe o homem” Mc 10.9. Por isso é necessário lembrar que toda relação humana passa por um processo. A relação conjugal não é uma exceção à regra. Existem etapas que precisam conhecer para dar que o relacionamento conjugal cresça.
AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DE UM CASAMENTO
Primeira etapa: a era romântica ou “lua de mel”
Tem inicio na época do namoro e permanece até certo ponto após o casamento. A paixão dura aproximadamente entre dois a três anos.
O outro é idealizado, não se consegue ver claramente seus defeitos. O outro é responsável pela minha felicidade, pelo meu bem-estar.
Segunda etapa: Volta à realidade ou à rotina
O dia a dia, a rotina vai dissipando o encanto. O real jeito do ser de cada um é percebido mais nitidamente. Exemplo: No namoro:“Querida, aonde vamos tem pedras no chão, e eu vou tirar uma por uma diante de você, para que você não machuque seus pés ”
Depois da lua de mel: “Querida, cuidado, ali tem uma pedra! ”
Depois de vários anos de convivência, dez metros adiante de sua esposa e dos vários filhos, grita: “Você não tem olhos para ver que tem pedras por aí?”
Começa nessa fase dolorosa experiência de falar mal do cônjuge diante de outras pessoas, tentando operar uma melhora no outro.
Terceira etapa: Luta pelo poder ou “amargura e agressão”
É a fase onde um sentimento de pânico instala-se. É o medo de perder para sempre o sonho da felicidade no casamento. Quem está frustrado e decepcionado, vê somente as promessas não cumpridas.
São montadas verdadeiras estratégias de guerra: omissão da relação sexual, manipulação do dinheiro, queixas contra a sogra, chorar no ombro da mamãe, ficar mais tarde no trabalho, não fazer comida. Todas estas atitudes tem uma finalidade recuperar e buscar a felicidade.
O sentimento é que o outro está boicotando a sua felicidade ou a realização dos seus sonhos e desejos. A queixa é da “propaganda enganosa”.
As brigas tornam-se continuas: a frase mais ouvida é “não aguento mais” .
O casamento nesta fase corre o risco sério de acabar. Confidencias externa com pessoas do sexo oposto, como ex-namorados, podem levar a um envolvimento emocional.
Quarta etapa: Desilusão e separação ou “já me cansei”
Parece não valer a pena lutar para alcançar a realização no casamento.
Existe a duvida, em ambos, da continuidade da relação.
O divórcio torna uma possibilidade, uma alternativa para aliviar o sofrimento e dar continuidade a busca da felicidade.
Nesta etapa, o casal se acomoda na relação, mas já não se aproxima mais. Estabelece-se uma distancia/proximidade tolerável e se mantém o relacionamento e as aparências.
Continuam na mesma cama, com atividade sexual, mas afetiva e espiritualmente distantes.
O cônjuge mais sensível pode desenvolver uma doença psicossomática.
Um foge do outro e busca um sentido de vida que permita a continuidade da existência com um mínimo de sofrimento.
O casal está pronto para uma decisão muito importante: crescer ou separar-se.
Se decidirem pelo crescimento da relação, cada um poderá assumir a responsabilidade e o compromisso de crescer e de amadurecer. O foco da atenção mudará para si mesmos. Um não cuidará mais do crescimento do outro, das ações do outro, mas cada um cuidará de si. Farão pequenos ajustes e deverão renegociar a relação.
CONCLUINDO... Digno de honra entre todos seja o matrimonio...Hb 13.4. O casamento é digno de honra, não é lugar para esculhambação, desrespeito.
Talvez você tenha chegado nessa fase: meu casamento está ruim, talvez esteja pensando em se separar, lembre-se Deus pode mudar sua história!

Deus te abençõe,

Pastora Fátima

Um comentário:

Willians Ferreira Pires disse...

Fátima, sua mensagem chegou até a mim e fui conferir o blog de sua igreja. Gostei muito vou aproveitar para enriquecer meu curso para noivos com o exposto de título:A DIFÍCIL ARTE DE PERMANECER CASADO.

Obrigado e para béns pelo Blog!

ABRAÇÃO PARA VC, FAMILIARES E IGREJA.

Pr. Willias - o servo!