segunda-feira, abril 05, 2010

A Loucura da Ingratidão

No livro de 1 Samuel 25 encontramos a história de Nabal e Abigail.
Ele, era próspero mas inflexível, duro e arrogante.
Ela, era doce, inteligente, formosa e cheia da presença de Deus.
A história começa com Davi e seu bando ajudando os servos de Nabal, impediram que malfeitores e ladrões se aproximassem do rebanho.
Davi ainda não era rei, nesse tempo estava sendo perseguido pelo rei Saul.
Davi manda mensageiros até Nabal, pedindo que enviasse alimento para ele e seu exército.
Nabal se recusou, não demonstrou nenhum tipo de gratidão pela proteção de Davi e seus homens.
Davi decidiu que iria exterminar com Nabal e todos as pessoas do sexo masculino que vivessem em sua companhia.
Um dos empregados de Nabal procura Abigail, a esposa de Nabal, relata a história e ela, diligentemente, procura Davi com provisões e um pedido de desculpas pela loucura de seu marido.
O nome Nabal no hebraico significa exatamente o comportamento deste homem: “loucura”.
Seu coração era duro e ingrato. Não soube reconhecer o que Davi fez por ele.
Não ser grato aos olhos de Deus é considerado uma loucura.
Pessoas ingratas demonstram insensatez, falta de juízo, não são razoáveis. Gratidão é reconhecimento dos benefícios recebidos.
Não reconhecer o que Deus faz ou o que pessoas fizeram em nosso favor nos deixa em divida moral e espiritual.
Por isso a Bíblia recomenda em 1 Tessalonicenses 5:18 “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Efésios 5. 20
Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos. Colossenses 4. 2 Comece seu dia com uma atitude de gratidão.
A Bíblia diz em Salmos 92:1-2 “Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade.”
Um dos primeiros sinais de que estamos rejeitando a Deus é esquecer de agradecer-Lhe.
A Bíblia diz em Romanos 1:21 “Porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.”
Quando damos graças não nos esqueçamos de donde vêm as nossas bênçãos: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.” (Sl 103.2).
Aprenda a agradecer também aqueles que abençoam sua vida.
O nome Abigail significa fonte de prazer, contentamento, razão de alegria.
Ao contrário de Nabal, Abigail foi grata e sábia, e impediu a morte de centenas de pessoas inocentes.
A origem da gratidão está no contentamento.
Devo aprender a estar contente em toda e qualquer situação, desta maneira (Fp 4.10-13), posso assim ser agradecido.
Tenha uma semana abençoada e seja agradecido!

Um comentário:

Graça Peixoto disse...

Pastora Fátima este texto sobre Nabal e Abigail,sempre quis entender e só hoje com sua mensagem na rádio, tão bem explicado q estou maravilhada e agradeço a Deus por termos esta oportunidade de aprender a cada dia agora tbem atravéz da internete
com este programa tão abençoado.lLouvo adeus por tudo.